Em novembro, Prefeitura começa o recadastramento imobiliário

A partir da primeira semana de novembro, a Prefeitura inicia o recadastramento imobiliário no município. O trabalho começa pelos bairros Igra Norte e Sul por serem os mais desatualizados. Este recadastramento é muito mais do que uma atualização de dados. Pela primeira vez a Prefeitura vai formar o Cadastro Técnico Multifinalitário. Com esta iniciativa, vão acabar-se as distorções na área, concretizando-se a justiça tributária. A previsão é de que até o fim do ano de 2019 deverá ser encerrada a primeira etapa do CTM.

De acordo com Paulo Tarachuck., coord. do Cadastro Imobiliário da Prefeitura, o CTM pode ser entendido como um sistema de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana, constituído por uma componente geométrica e outra descritiva que lhe conferem agilidade e diversidade no fornecimento de dados para atender diferentes funções, inclusive a de planejamento urbano. Com as informações captadas, as ferramentas de geoprocessamento vão contribuir em muito para o eficiente planejamento da cidade.

No atual momento, a coordenadoria do cadastro imobiliário está realizando a identificação dos imóveis através de ortofotocarta, ou imagem aerofotogramétrica georreferenciada, que foi adquirida pelo município de Torres com o objetivo de realizar o recadastramento imobiliário, tendo como resultado a inclusão de edificações e lotes irregulares aumentando a base tributária, e ,em outras palavras realizando a justiça tributária, devido aos inúmeros casos de destorções de valores de IPTU em virtude da desatualização cadastral.

Tarachuck pede o apoio da população para colaborar com os servidores municipais durante o serviço. Eles estarão devidamente identificados com colete, crachás e vão circular em veículos da Prefeitura. O coordenador continua explicando que o cadastro urbano possui três funções básicas. A função fiscal, que se refere à identificação dos bens imóveis e de seus proprietários com a finalidade de regulamentar o recolhimento de impostos. A função jurídica, que se refere à determinação dos direitos de propriedade e a função de planejamento.