Torres realiza com êxito, o 5º Encontro Municipal da Pessoa Idosa

A Casa da Terra sediou nesta terça-feira, 30 de outubro, o 5º Encontro Municipal da Pessoa Idosa, uma realização da Prefeitura de Torres, organizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O objetivo do evento, além orientar os idosos sobre seus direitos e forma de acesso, também foi de contemplar vidas onde essa garantia acontece e, sobretudo, dar visibilidade as suas histórias e sonhos futuros. Neste ano o encontro proporcionou um momento muito especial com a inclusão dos idosos acolhidos em instituições que tiveram a oportunidade de participar ativamente deste evento, inclusive com apresentações artísticas. Participaram do evento os idosos do Grupo do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, as instituições de acolhimento aos idosos do município, Slave, Lar Villa Ronna, e Lar Nossa Senhora Aparecida, e o Grupo de Idosos de Três Cachoeiras.

Segundo a secretária Neusa Carlo, estes momentos de convivência e trocas de experiências entre idosos farão parte do calendário da Secretaria com mais frequência, promovendo as políticas públicas das pessoas idosas no município. Hoje, temos no município, cerca de quatro mil idosos, quase 10% da população.

O evento iniciou com o microfone aberto, espaço para manifestações artísticas diversas, seguida da Palestra Show: “Faça da vida um Show”. Após, aconteceu o Lançamento da 4ª Edição da Cartilha do Idoso, trazendo o resultado de parte do trabalho realizado pela Proteção Social Básica do Município de Torres, que aponta como um dos principais compromissos, a garantia dos direitos das pessoas idosas. O objetivo deste material é provocar no leitor uma reflexão crítica sobre o presente/futuro que desejamos, e especialmente, tornar acessível à sociedade, informações básicas e fundamentais que auxiliam na prevenção, promoção e proteção dos direitos sociais e coletivamente conquistados. A edição está organizada em três momentos: o primeiro aborda sobre os direitos da pessoa idosa, o segundo sobre o tema envelhecimento, focando na prevenção e atendimento da violência; e o terceiro traz a importância da participação popular, por meio do controle social, mecanismo reconhecido do exercício de cidadania.

Para aqueles idosos que não puderam participar do evento, a 4ª Edição da Cartilha do Idoso “Conheça e Defenda seus Direitos” está disponível no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, situada na Rua Joaquim Porto, 801, atrás do Supermercado Bom Rancho no centro de Torres. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8 h às 11h30min e das 13 h às 17h30min.