Preocupada com a população em situação de rua, Prefeitura promove reunião para discutir o tema

Focada em dar um encaminhamento para a população em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos vem promovendo nos últimos dias, encontros com representantes do poder público municipal e membros da sociedade civil para discutir o assunto. Com a abertura da temporada de verão, dobrou o número desta população em Torres. Nos últimos meses a Secretaria tinha 38 pessoas catalogadas, hoje este número aproxima-se de 80.

A última reunião ocorreu na Prefeitura no dia 21, sexta-feira e faz parte da “Operação Verão”. Visando uma eficiente e humana prestação de serviço, ficou definido o atendimento destas pessoas por todos os órgãos na área de acordo cm suas habilidades. De segunda a sexta-feira, em horário comercial, as pessoas serão abordadas e acolhidas pelo Creas-Centro de Referência Especializado em Assistência Social.

No caso de reclamações da vizinhança por algazarra ou algum ato ilícito, o atendimento será dos órgãos de segurança pública. Se a queixa for de consumo demasiado de álcool, deve sere acionada a área de saúde pública e no caso de crime contra o patrimônio, deve ser chamada a Guarda Municipal.

A iniciativa de dar um salutar encaminhamento para a população em situação de rua não é preocupação apenas na alta temporada. Focada em amenizar a questão, a Prefeitura, por meio da Assistência Social, está formando um grupo para debater permanentemente a política pública para esta parcela da população.

Conforme a equipe técnica do Creas e a diretora administrativa da Secretaria, Marivânia Rodrigues de Oliveira, que coordenaram a reunião, considera-se população em situação de rua “o grupo populacional heterogêneo que tem em comum a pobreza extrema, os vínculos afamiliares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento de forma temporário ou permanente”.