Em Torres, encontro de pescadores artesanais encaminha ações para fortalecer o setor

A Colônia de Pescadores de Torres – Z7 promoveu nessa última terça-feira, 19 de fevereiro, a 3ª Reunião do Grupo de Trabalho de Comercialização e Processamento de Pescado na Casa da Terra. Com a presença de lideranças da área, na esfera municipal, regional e estadual, foram encaminhadas resoluções para o desenvolvimento do setor. Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, o evento foi de grande importância para agregar valores à pesca e ainda viabilizar a técnica da pesca artesanal em Torres.

Integram a comunidade de pescadores artesanais, 180 profissionais em Torres. O encontro teve como intuito informar aos pescadores artesanais sobre a legislação estadual e municipal que possibilitam a classe legalizar uma unidade de processamento de pescado, quer seja de forna individual ou coletiva ou comercializar o peixe fresco, in natura. A comunidade pesqueira de Torres não pode processar e vender o peixe em casa ou nos restaurantes sem a devida legalização ambiental e pela Prefeitura. Também participaram da reunião pescadores de outros municípios da região.

Conforme o presidente da Colônia, Osvaldo Alves da Siqueira, e o secretário, foram dois os encaminhamentos mais importantes: junto ao Ministério Público recuperar a área no bairro Salinas onde encontra-se a Coopesca, e também buscar junto ao Plano Diretor, qual a área viável para a instalação de uma unidade de beneficiamento do pescado. Participaram do evento, a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, a Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria; técnicos da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, representantes da Vigilância Sanitária da 18ª CRS, Patram, ICMBio, pescadores e representantes da sociedade.