Para fortalecer turismo, Amlinorte incentivará roteiros alternativos regionais

Turismo foi a pauta da assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, pela Associação dos Municípios do Litoral Norte, integrando a programação do 31º Festival Internacional de Balonismo, Com o propósito de fortalecer o turismo na região, os prefeitos participantes concordaram que é necessário um roteiro do Litoral, onde todos sejam beneficiados. Está sendo oficializada a Associação de Turismo do LN.

Na Assembleia estavam presentes, prefeitos de sete municípios, além do prefeito Carlos Souza, de Torres: Arroio do Sal, Dom Pedro, Itati, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia e Três Forquilhas. Tavares participou do evento com um representante. No encontro foi discutida a formalização da Associação de Turismo do Litoral Norte, mais um braço da Amlinorte.

Fernando Mengue, secretário de Tturismo de Morrinhos do Sul, é o presidente da nova entidade. A Associação foi criada para encaminhar soluções para o turimo municipal e também segue determinação do Ministério do Turismo que orienta o trabalho colegiado.

Buscar a efetiva participação da iniciativa privada, contratar uma assessoria técnica para toda a região, principalmente na busca por recursos federais e ainda criar um calendário regional de eventos que evite a coincidência de datas no Litoral Norte, estão entre os primeiros propósitos desta Associação.

Conforme o prefeito Caros Souza, o turismo no Litoral não pode ser somente sol e mar. É necessário o fortalecimento com roteiro regional “Já estamos atrasados’, disse. Na oportunidade citou o consórcio Geoparque Cânios do Sul como um importante instrumento para os municípios que o integram.

Ainda na assembleia da Amlinorte, Carlos Souza convidou os prefeitos a participarem de audiência pública promovida pelo deputado estadual Gabriel Souza, para debater projeto de instalação de um porto marítimo no Litoral Norte do RS. O evento será na próxima segunda-feira, 6 de maio, às 18 h no auditório da Ulbra-Torres – sendo aberto à participação da sociedade gaúcha.