Com a presença de todos secretários municipais, é realizada audiência pública das Praias do Sul

Foi realizada nesta segunda-feira, 13 de maio, audiência pública sobre as Praias do Sul na Câmara Municipal. O plenário lotou com a participação de lideranças e moradores de todas as praias, da Itapeva até a Paraíso. As áreas de Obras e Saúde foram as que receberam maior número de demanda. Como encaminhamento, foi construída uma comissão formada pelas lideranças e por secretários municipais para tratar pontualmente das questões. Os secretários colocaram-se à disposição para dialogar com a comunidade.

A audiência pública, que foi mobilizada pela vereadora Zete, ocorreu com a coordenação do vereador Marcos Klassen, presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, também formada pelos vereadores Zete e Gimi. Da tribuna, os moradores iam colocando suas reivindicações. Quase todas já apresentadas em gestões passadas, como a constante limpeza nas praias e maior cuidado com as estrada e ainda a presença de médicos com maior frequência.

Serjão, da Paríso; Ozy, da Santa Helena; Lourdes, da Itapeva; Maria Nílvia, da Recreio, foram alguns dos manifestantes. Maria Nílvia Kich, da Rua das Conchas, nº 277, representante da Praia Recreio, agradeceu por melhoria realizada em ruas da praia, em parceria com a Prefeitura. Vários vereadores também se manifestaram, assim como alguns secretários municipais.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Davino Lopes, criticado inicialmente, saiu aplaudido, depois de citar várias obras nas Praias do Sul, principalmente em parceria com moradores. Ele enumerou muitas realizações. Anunciou que nos próximos dias deve iniciar uma operação geral na Paraíso e colocada base graduada em trechos da Interpraias que ainda não contam com a melhoria.

A secretária de Saúde, Suzana Machado, informou que ao assumir esta gestão, não havia médico para as Praias, sendo aberto processo seletivo. O último pediu demissão em 27/2/2019 e a solicitação já foi encaminhada. Destacou que várias Praias do Sul contam com o grupo de Hiperdia e Saúde Mental que mensalmente se reúnem com renovação de receitas. Anunciou que a gestão estuda viabilizar o atendimento médico das Praias, para 2020, por meio de Unidade Móvel. Também se manifestaram a secretária de Educação, Sílvia Teixeira Pereira e o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio. O secretário sugeriu formar uma comissão para encaminhar as questões da Praia do Sul, o que foi acatado por todos e concretizado.

.