Prefeitura inicia trabalhos para o segundo Liraa em 2019

A Prefeitura de Torres deu início, nesta semana, aos trabalhos referentes ao segundo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) de 2019. A apuração do índice de infestação predial do município começou nesta segunda-feira, 13 de maio, e tem previsão para ser concluído na próxima segunda, 20, se as condições climáticas permitirem. O objetivo é apurar a situação da cidade, para direcionar ações de combate ao vetor nos bairros com maior número de focos. No último Liraa, realizado em fevereiro, o índice de infestação era considerado como “estado de alerta” pelo Ministério da Saúde.

Os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) da Secretaria de Saúde passarão por 23 bairros e visitarão, no mínimo, 1,300 imóveis. Quando encontrados, os focos recebem a aplicação de larvicida ou, se possível, são eliminados rapidamente. Após o levantamento em campo, as amostras são analisadas no laboratório municipal e as análises revelarão se os materiais encontrados são realmente vetores da Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito.

Nesta ação, a dificuldade são as casas fechadas, devido muitas serem de veranistas ou pelo fato das pessoas estarem em horário de trabalho. Além deste empecilho, a não permissão da entrada dos agentes e a reincidência do aparecimento dos ovos do inseto em 80% das casas onde o tratamento do foco foi realizado foram outros problemas encontrados. “A maioria dos focos está dentro das residências, por isso, toda a população deve reservar dez minutos na sua semana para realizar a vistoria em locais que acumulam água”.