Prefeitura é sede do IGP para confecção de carteiras de identidade

Quem precisa fazer a carteira de identidade em Torres, deve dirigir-se à sede da Prefeitura, localizada na Rua José Antonio Picoral, 79. O posto do Instituto-Geral de Perícias, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Segurança Pública, fica instalado no térreo, na entrada do prédio e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h para confecção do documento e das 7h30min às 13h30min para a retirada. O serviço é todo digitalizado com as fotos feitas no local.

Contato através do nº 51 3664-3666.

A primeira via da carteira de identidade é gratuita, assim como toda a prestação de serviço prestada para pessoas com mais de 65 anos. Para a segunda via é necessário o pagamento de uma taxa: R$ 68,43 para confecção em 12 dias e R$ 88,95 para confecção em cinco dias. O atendimento diário é de cerca de 30 pessoas, acolhendo a população do Litoral Norte e Sul de Santa Catarina.

A unidade conta com dois servidores públicos estaduais. O único documento necessário para fazer a carteira de identidade é a certidão original ou cópia autenticada para os solteiros e a certidão de casamento para os casados. No caso de separação, deve ser levado a certidão de casamento com averbação do divórcio. Este é o único documento necessário, mas é importante que esteja em boas condições, do contrário será preciso retirar segunda via. Não é aceito documento plastificado.

A confecção de carteiras pelo IGP é realizada na Prefeitura deste novembro de 2018. A antiga localização, no andar superior da Delegacia de Polícia de Torres, não oferecia acessibilidade para pessoas idosas e portadoras de deficiência física. Se a Unidade não fosse acolhida pelo município, a população de Torres teria que se deslocar a Osório ou Capão da Canoa para fazer o documento.