Prefeitura de Torres tem Ouvidoria para aproximar administração pública e cidadão

Até o dia 19 de julho deste ano, os municípios brasileiros têm prazo para instituir as Ouvidorias. Através do decreto nº 076, a Ouvidoria Municipal foi criada em 13 de maio. Torres está se estruturando. Já têm os canais necessários para a comunicação assim como espaço físico e documentação pertinente. O propósito é o de buscar soluções para as demandas dos cidadãos, oferecer informações gerenciais e sugestões, visando o aprimoramento da prestação do serviço, além de contribuir para a formulação de políticas públicas.

A Ouvidoria está localizada no térreo da sede da Prefeitura (José Antonio Picoral, 79), com atendimento presencial  às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30 e às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h30. O público pode se comunicar também por telefone, através do 3626 9150, ramal 203, e pelo site da Prefeitura no menu Ouvidoria. Nesta mesma aba o munícipe poderá ter acesso aos relatórios de atendimento e do canal Fala Torres.

Para atuar na Ouvidoria, conforme orientação na Lei Federal nº13.460/2017 o município criou o cargo de Ouvidor Municipal, perfil próprio com capacitações na área. Através da portaria foi nomeada a servidora Maria do Carmo Conforti Rodrigues.A qualidade dos serviços prestados pela administração se aperfeiçoa com a atuação do órgão, uma vez que ela auxilia na identificação de pontos a serem aprimorados e contribui, dessa forma, para a melhoria dos procedimentos e dos processos administrativos.

A atuação da Ouvidoria é diferente da atuação de um SAC, a exemplo dos 0800, Sala do Cidadão, Fale Conosco, Call Center, entre outros. Ela não é apenas um canal de diálogo entre o cidadão e a administração pública. Ela é uma instituição de participação social ao lado das Conferências e dos Conselhos de Políticas Públicas, de acordo com a Controladoria-Geral da União/Ouvidoria Geral da União.