Projeto de Socorristas, da Secretaria da Educação, é homenageado na Câmara Municipal

O Projeto Primeiros Socorros, Salvando Vidas e Resgatando Almas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi homenageado com uma moção de congratulação numa iniciativa do vereador Fábio da Rosa na sessão desta última segunda-feira, 10 de junho. A idealizadora do Projeto, professora Andrea de Melo Nascimento, agradeceu o reconhecimento e dividiu o mérito com o pessoal do SAMU, Bombeiros,e particularmente a Silvio Severo, Magno Dal Bosco Goulart, Jeferson França e Gabriel Scheffer Calixto

A moção se deu devido a dois alunos que através dos ensinamentos do Projeto, prestaram socorro no dia 18 de abril a duas vítimas de arma branca com quadro de hemorragia. Na oportunidade, primeiramente chamaram o SAMU, sendo esse o primeiro passo ensinado no Projeto. Após, estancaram o sangue até a ambulância chegar. Esse atendimento inicial foi determinante para a sobrevivência das vítimas. O clima foi de festa nesta última segunda-feira com o plenário da Câmara lotado de estudantes, em destaque os integrantes Greyce Nunes, voluntária, e o aluno Mikael Ruan Pereira, aluno da Escola Zona Sul, que prestaram o socorro às vítimas.

O trabalho começou em março de 2013, iniciando na Escola Alcino, depois ele foi para a Escola Zona Sul e posteriormente para o Santa Rita e mais tarde is para as demais como a Mampituba e Manoel Ferreira Porto. Na semana que vem serão abertas vagas na escola Manoel Oliveira Carneiro, na Vila São João. A secretária municipal de Educação, Sílvia Teixeira Pereira é uma grande entusiasta da atividade, assim como a diretora pedagógica, Jocélia Espíndola, a Madrinha da Esquipe

Conforme a professora Andrea, o Projeto ensina aos alunos fazerem o primeiro atendimento numa situação de urgência, salvando vidas. Além disso, ele também é importante para os próprios socorristas, pois faz com que os estudantes olhem o mundo sobre uma ótica diferente. “São mais humanos, mais preocupados com o próximo, eles aprendem muitos outros temas, como: lei Maria da Penha, Combate ao Abuso Sexual infantil, Prevenção ao Suicídio, Outubro Rosa, Prevenção de Incêndio, Combate à Dengue e Projeto Geoparque.