Prefeito acompanha obras para o processo de abastecimento de água potável no Jacaré

Nesta sexta-feira, 28 de junho, o prefeito Carlos Souza acompanhou o início das obras da segunda etapa do processo para a conquista da água potável na localidade do Jacaré. Junto ao poço construído na área doada pela direção do Esporte Clube Guarani, o prefeito tratou do assunto com a comunidade. A área onde será construído o reservatório, na parte alta do bairro, com 80 metros de altitude, também foi doada. Neste caso, pelo morador, Urbani Pacheco Magnus. Junto com Carlos Souza estavam o secretário de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca; a secretária do Planejamento, Josiane Martins, e o engenheiro da Prefeitura, responsável pela fiscalização da obra, Carlos Schneider.

O abastecimento de água no Jacaré se resume em três etapas. A primeira, da criação dos poços, que está concluída. A segunda etapa é a atual, que consta em levar a água do poço até a caixa d”água. A terceira etapa será a da distribuição da água nas torneiras, obra que deverá ser realizada com recursos da Funasa- Fundação Nacional de Saúde. O projeto já foi elaborado na Prefeitura e o prefeito na próxima semana, em viagem a Brasília, vai agilizar o processo.

A empresa vencedora do processo licitatório foi a Guilherme Bonoto Behr e Cia Ltda que tem o prazo de 180 dias para conclusão da obra. O custo de R$ 169.788,70 proveniente da Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação. A contrapartida da Prefeitura é com o serviço de máquinas.

A conclusão da obra prevê o abastecimento de 180 famílias. Após a conclusão total do serviço, a gestão será realizada por uma Associação Gestora formada por moradores eleitos na comunidade. Para o presidente da Associação, Pedro Machado, a águia potável é a primeira prioridade do Jacaré. Comenta que 70% da comunidade se abastece dos morros e vertentes, comprovadamente contaminadas. Para beber precisam comprar água.