Prefeitura vai realizar audiência pública para discutir LDO e LOA

A Prefeitura de Torres, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, convida a população para participar de audiência pública que vai discutir e elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias- LDO e a Lei Orçamentária Anual- LOA, para o exercício de 2020.

A audiência vai ocorrer no dia 12 de julho, sexta-feira, às 18h, no Centro Pastoral, localizado na Rua General Firmino Paim, 400 bairro Centro (Fundos da Igreja Santa Luzia).

A audiência pública é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, que formaliza os instrumentos de transparência, dentre os quais está o “incentivo à participação popular e a realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos”.

O que é LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi introduzida no sistema orçamentário brasileiro pela Constituição de 1988. Ela deve estabelecer as regras para a elaboração do orçamento do exercí­cio seguinte, sendo submetida à  aprovação do Legislativo.  Sugere, por exemplo, os percentuais a serem investidos em cada pasta da municipalidade, por isso é chamada de diretrizes. Ela antecede a Lei de Orçamento Anual (LOA), que também deve ser aprovada pelo Legislativo.

O que é LOA

A Lei de Orçamento Anual é padronizada e se aplica à  União, aos Estados e aos Municí­pios. Ela contém a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a polí­tica econômica e o programa de trabalho do Governo. Reúne todas as receitas e despesas, formando o orçamento do municí­pio, pelo perí­odo de um ano. Deve seguir as diretrizes traçadas na LDO.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência