II Vinodeiro – Festival do Vinho e do Cordeiro é nesta sexta e sábado

Começa nesta sexta-feira, 19 de julho, o maior evento enogastronômico do sul do País. Já definidos os Restaurantes e Gourmets com seus respectivos pratos, à base de cordeiro, a serem servidos nas noites de sexta e sábado, dias 19 e 20 de julho.

Nesta sexta-feira – Taberna Bistrô com “Carré de cordeiro ao molho de amora”; Turismo Vale do Paraíso com “Assado de cordeiro ao forno com molho e polenta”; Restaurante Regis com o prato “Á Bella Itália” (Cela de Cordeiro Grelhado com Raviólis recheados com pasta de Pinhão ao Molho Rústico) e Guarita Park Hotel com “Strogonoff de Cordeiro By Guarita Park”, no sábado – Restaurante Girardi com “Corte de Cordeiro servido com geleia de abacaxi e pimenta”; Paradouro 86 com “Cordeiro ao Litoral”; Restaurante Espaço Raro com Cortes nobres de cordeiro ao molho “raro” servido com geléia de hortelã e especiarias e o Prato Vinodeiro, com “Pernil de Cordeiro ao Vinho”. Além dos pratos principais de cordeiros, terá um buffet de acompanhamentos, com diversas saladas, risotos, farofas, entre outros.

No sábado ao meio dia será servido uma Feijoada de Cordeiro, com todos os acompanhamentos. No domingo o Cordeiro ao Fogo de Chão reunirá assadores tradicionais de Torres, comandando os cortes especiais e cordeiro inteiro, na brasa. A carne a ser servida durante todo o evento, virá de Cabanhas do Litoral, com mais sabor, maciez, melhor distribuição da gordura, em função da pastagem pré salgada pela maresia.

Em todos os jantares e almoços, haverá um show musical com artistas identificados com o tipo de evento e uma seleção musical adequada ao Vinodeiro.
Estão confirmadas cinco vinícolas que farão exposições de produtos, com degustações e vendas: Boscato, Don Guerino, Aurora, Lídio Carraro e Pizzato, acompanhadas do comércio local de vinhos Marcas do Tempo. A indústria de suco de uva Terraças e o Espumante Ametie completam a relação dos produtos provenientes da uva.

Exposições de veículos, facas, erva-mate, empresas locais, de turismo, produtos de beleza e cosméticos a base de uva e vinho (O VINOTAGE, da Casa Valduga), entre outras, farão com que o público visitante participe e adquira produtos de qualidade. Várias atrações estarão presentes durante todo o dia de sábado e domingo. A Cia. Nariz de Palhaço, com o Robô e Bobo da Corte; passeios de Mini Trem, homem aranha, homem de ferro, brinquedos infantis, apresentação do mágico Alex Meyer Shows de Mágica, Teatro da APAE de Três Cachoeiras, Apresentações de Karatê com o Professor Gabriel Notti, Taekwondo com a mestra Bianca Maicá, Danças: Estúdio Paula Schreck Dança e Movimento e Estúdio de Dança Rafaela Ferreira, CGT e o Departamento de Tradições Gaúchas da SAPT. Será lançado o site da Rota Caminho dos Vales e das Águas no sábado às 10h30.

A entrada é franca, aberta ao público em geral. Os convites, para os jantares e almoços, poderão ser adquiridos junto à Secretaria da SAPT e junto as entidades parceiras. O custo dos pratos para os jantares e o almoço fogo de chão é de R$ 65,00, com direito a degustação de outros pratos de cordeiro. A feijoada, no sábado ao meio dia, tem valor de R$ 40,00.