Para a saúde do trabalhador, Prefeitura realiza Campanha de Imunização Ocupacional

Devido a aproximação da alta temporada e com isto, o aumento da circulação de pessoas de outros municípios, estados e até mesmo países, a Secretaria Municipal da Saúde,por meio da Vigilância em Saúde, inicia neste mês de setembro uma campanha de Imunização Ocupacional, junto a Saúde do Trabalhador. A iniciativa conta com o importante apoio da Actor (Associaçao Dos Construtores E Incorporadores De Torres), Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Torres e Região) e AHBRST (Associação dos Profissionais de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Torres).

Para imunizar os trabalhadores, a empresa poderá solicitar o serviço de vacinação no local de trabalho, a fim de facilitar a adesão dos trabalhadores e garantir uma maior cobertura vacinal. A vacinação deve ser gratuita ao empregado e caberá ao médico do trabalho definir no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) aquelas vacinas indicadas para cada trabalhador, levando em consideração os riscos biológicos aos quais o mesmo está exposto.

As empresas interessadas podem entrar em contato com o enfermeiro coordenador Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Secretaria da Saúde, Renan Emerim Monteiro, através dos fones (51) 3626 1532 e 3626 9150 ramal 410 ou pelo e-mail [email protected]

O cuidado com a saúde dos colaboradores vem ganhando cada vez mais importância no ambiente de trabalho, e as empresas já perceberam que proporcionar o bem-estar organizacional é um investimento que traz muitos retornos positivos. Ela previne o aumento das doenças transmissíveis e melhora a qualidade de vida não só do trabalhador vacinado, mas também de todas as outras pessoas que o rodeiam.

No Brasil e no mundo existem muitas doenças que estavam erradicadas e em 2019 voltaram a circular no país e outras que ainda acometem pessoas de todas as idades causando morbidade e mortalidade. Para evitar e minimizar estes casos, são utilizadas campanhas de prevenção e ações educativas, porém, em muitos casos a vacinação é o meio mais eficaz de prevenir algumas doenças.