Torres toma posse na Anamma e secretário faz palestra sobre gestão ambiental no evento nacional

No último dia 28 de agosto, quarta-feira, durante o Seminário Nacional , Torres tomou posse na direção nacional da Anamma – Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, ocupando uma das vice-presidências da entidade. A participação neste órgão coloca Torres como expoente no cenário nacional no quesito gestão municipal de meio ambiente.

Com isto, é possível estar por dentro de todas as ações, projetos e programas do Governo Federal e entidades de fomento sempre em primeira mão. Ainda, no mesmo evento, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio, palestrou na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, sobre o tema TCFA – Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, que se trata de uma taxa cobrada pelo Ibama de vários empreendimentos, em todos os municípios do Brasil e que parte do valor cobrado deveria retornar para a prefeitura de origem.

Atualmente, nenhum município do país recebe esta parcela da taxa de retorno, mas o Estado do Rio Grande do Sul será o primeiro do país a conseguir este repasse para seus municípios, tornando-se mais uma vez, referência para os demais estados e municípios. A Anamma é uma entidade civil,, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.