Prefeitura está focada na qualidade da alimentação escolar

Desde o início desta gestão, a Secretaria Municipal de Educação vem realizando ações com o propósito de proporcionar e incentivar a alimentação saudável e de qualidade aos alunos, por meio de palestras, formações para as merendeiras, atividades de educação nutricional nas escolas e capacitações principalmente para as equipes das Escolas Municipais de Educação Infantil em relação à alimentação de 0 a 2 anos.

Considerando que a alimentação contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promove a formação de hábitos alimentares saudáveis, são ofertadas refeições saudáveis com alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar de acordo com cada modalidade de ensino (Creche, Pré-Escola, Fundamental, AEE e EJA).

Pensando também que os índices de obesidade infantil vêm aumentando consideravelmente com o passar dos anos, na medida em que os alimentos industrializados passaram a ganhar mais espaço na alimentação diária das crianças, o consumo de alimentos ultraprocessados (alimentos pobres nutricionalmente, ricos em calorias, açúcar, gordura, sal, aditivos químicos) passou a ser reduzido nas escolas municipais de Torres.

As festas de aniversários nas EMEI´s são organizadas pela própria escola, com o fornecimento de um lanche balanceado/equilibrado, não sendo mais permitidas as tradicionais guloseimas de aniversário trazidas de casa. As salsichas deixaram de compor a alimentação escolar, seja nos lanches compartilhados, seja nas vendas em promoções e festas juninas organizadas pela escola. O consumo de refrigerantes e sucos artificiais também foram proibidos no ambiente escolar.

Quanto aos lanches trazidos pelos alunos de casa, as famílias são orientadas de que já existe um cardápio próprio, mas que se mesmo assim desejarem enviar lanche de casa, que não são permitidos o consumo de alimentos como salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos artificiais e chocolates.

Todas essas medidas são de fundamental importância para a saúde das crianças, pois a escola é um espaço de formação integral e cabe a ela a conscientização e a educação nutricional. Conforme a secretária municipal de Educação, Sílvia Teixeira Pereira, a Prefeitura conta com uma nutricionista responsável técnica pelo setor de alimentação escolar, Patricia Pugen, que é encarregada da elaboração dos cardápios balanceados e adequados, de acordo com as especificações técnicas do FNDE.