Desinteresse de médicos aprovados no Concurso Público e nos Processos Seletivos preocupa Prefeitura

A dificuldade na contratação de médicos para trabalhar em Torres, preocupa a Prefeitura. Todos os procedimentos administrativos foram realizados para admissão de novos médicos, por meio de concurso público e de processos seletivos. Os profissionais aprovados foram convocados, porém, a maioria não teve interesse. A administração municipal está empenhada em atrair mais médicos, para melhor atender a população.

Desde o início da gestão, o município tenta contratar o número necessário de profisionais para servir à população. Sabe-se que esta situação não é local, que muitos municípios da região e até em âmbito estadual, não conseguem preencher as vagas de médicos nas suas Unidades Básicas de Saúde e nos ESFs.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Administração e Atendimento ao Cidadão, somente através do Concurso Público realizado em 2016, do total de 25 médicos nomeados, apenas cinco assumiram. E ainda, somente neste ano foram realizados sete Processos Seletivos para a função de médicos, sendo que em vários não ocorreram inscrições. A Prefeitura reforça que está buscando alternativas legais para solucionar o problema.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Suzana Machado, o novo programa apresentado pelo Ministério da Saúde, intitulado como Mais Médicos Pelo Brasil, visa atender prioritariamente municípios com perfil:
Rural, Rural Adjacente, Intermediário de Difícil Acesso e Urbano. Com isso, prevê que Torres provavelmente perderá duas vagas do Programa.