Chuva de granizo prejudicou plantações em Torres, agricultores do Jacaré foram os mais atingidos

Culturas agrícolas cultivadas no interior do município de Torres foram atingidas pela chuva de granizo ocorrida na madrugada da última terça-feira, dia 17 de setembro. Plantações foram destruídas, atingindo em maior proporção a comunidade do Jacaré. O temporal causou grandes estragos para os agricultores familiares da localidade, A cultura do tomate foi a mais prejudicada.

De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, o levantamento encaminhado pela Emater Torres, consta que no cultivo do tomate, que concentra praticamente toda a sua área cultivada na comunidade do Jacaré, houve perda total das lavouras, não sendo viável recuperá-las. Em parceria com a Emater, a Secretaria dará apoio técnico aos agricultores prejudicados.

Nos pomares de maracujá ocorreu bastante desfolha e quebramento de ramos, apontando que haverá prejuízo na produção, não sendo possível quantificar no momento. O fumo foi outra atividade agrícola que também apresentou perda total, não havendo possibilidade de recuperação. Neste caso, porém, o agricultor tem cobertura do seguro contra granizo.

Constam ainda do relatório da Emater, que as atividades de olericultura em geral, sofreram prejuízos com o impacto do fenômeno, com proporções acentuadas, não havendo como recuperar o plantio. Na bananicultura ocorreram prejuízos pequenos devido ao fato de estarmos no período da entressafra final do inverno e com poucos cachos em desenvolvimento. Foi constatado um prejuízo de cerca de 10% na produção.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo