Semana Farroupilha: encerrada programação na Praça XV, com Cavalgada e homenagem à tradicionalista

Em função do vento que atingiu Torres nesta última sexta–feira, 20 de setembro, a edição especial do Minha Prainha, programada para os festejos da Semana Farroupilha, foi transferida para a Praça XV. A atividade ocorreu das 8h30min às 18h com destaque para a Chegada da Cavalgada Farroupilha às 9h30min. Antes do ato na Praça XV, foi realizada uma homenagem ao tradicionalista e advogado dr.Ary de Almeida Mattos na Praça homônima, situada junto às Avenidas José Bonifácio e General Osório. No local foi colocada uma placa de madeira como tributo ao tradicionalista. O público prestigiou os eventos organizados pela Prefeitura com apoio de lideranças da área.

Durante todo o dia teve artesanato da Casa da Terra, produtos da agricultura familiar, serviços de diferentes órgãos da Secretaria Municipal de Saúde e muitas outras atividades na Praça XV. Na oportunidade, o prefeito Carlos Souza, além de destacar a importância da data para a história do gaúcho, também mencionou uma poesia de autoria do tradicionalista homenageado com uma placa de madeira na Praça de mesmo nome. No ato, presença de familiares, amigos e comunidade em geral.

Nesta sexta, a partir das 8h, a cavalgada do Porteira Gaúcha saiu do Parque Odílio Webber Rodrigues, passando pela Praça dr. Ary de Almeida Mattos em direção a Praça XV. Os Festejos da Semana Farroupilha começaram na sexta-feira, 13, e se estenderam até o feriado de 20 de setembro, Dia do Gaúcho. A semana teve uma intensa programação cultural, artística e esportiva, envolvendo o CTG Porteira Gaúcha, CTG Querência das Torres na SAPT e a Minha Prainha Farroupilha, que foi transferida para a Praça XV.

Na Praça, muitas manifestações, como do tradicionalista Ajos Dutra. Destacou que a “Chama Crioula”, um dos símbolos da Semana Farroupilha, teve origem na retirada de uma centelha do Fogo Simbólico da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro de 1947. Um grupo de estudantes, liderados pelo homenageado da Semana Farroupilha de 2019, Paixão Cortes, deu início ao movimento. Ainda no local, apresentação da Banda Marcial, Coral e Grupo de Danças da Maturidade Ativa Sesc e Integração das Bandas Marciais EMF Alcino Pedro Rodrigues e EMF Mampituba. Às 18h ocorreu a extinção da Chama Crioula 2019.