Projetos sociais: Prefeitura e Comdica realizam reunião propositiva

Na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, foi realizada reunião entre servidores da Prefeitura e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O propósito foi o de debaterem vários itens dos procedimentos do Poder Público e do Conselho Municipal para dar maior agilidade e melhor encaminhamento aos processos dos projetos que buscam o patrocínio do Funcomdica- Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente.

O encontro atendeu solicitação do Comdica com o objetivo de alinhar a operacionalidade com a Prefeitura. O Conselho é ligado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e os recursos do Funcomdica são basicamente provenientes do poder público. A gestão dos projetos é do Comdica, mas o gerenciamento é da Fazenda. Com os encaminhamentos da reunião, o processo será agilizado.

Somando a dotação do poder público, o Comdica pode obter também recursos extras por meio de arrecadação junto ao Imposto de Renda e através de doações físicas e jurídicas.

Participaram da reunião, a secretária da Assistência Social e Direitos Humanos, Neusa Carlo, a secretária da Fazenda, Maria Clarice Brovedan, o contador Sandro Fraga, entre outros servidores municipais, o presidente do Comdica, Belimar Guimarães, e demais conselheiros.

Este ano, quatro projetos sociais de Torres foram contemplados com verbas do Fundo para a realização de programas voltados ao atendimento deste público em situação de vulnerabilidade. Cada projeto receberá R$ 45.000,00. As entidades sofrerão monitoramento do Comdica e fiscalização da Secretaria Municipal da Fazenda na correta aplicação dos recursos. Os projetos foram avaliados pelo Comdica.