Estudantes socorristas recebem capacitação sobre prevenção e combate a incêndios

Cerca de 200 estudantes da rede municipal, integrantes do Projeto Primeiros Socorros, Salvando Vidas e Resgatando Almas, da Secretaria Municipal de Educação, participaram de evento promovido pela Pasta em parceria com o Corpo de Bombeiros de Torres nesta quinta-feira, 26 de setembro. Pela parte da manhã, os alunos receberam noções e orientações teóricas na Casa da Terra sobre prevenção e combate a incêndios, e na parte da tarde, foi a vez da parte prática, na Praça Borges de Medeiros, na Prainha.

Sentados sob a sombra das árvores da Prainha, os alunos ficaram atentos às orientações do sargento França e do soldado Souza, como sobre o triângulo do fogo. Explicaram que é a representação dos três elementos necessários para que haja uma combustão. Esses elementos são: o combustivel que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente. O oxigénio é o principal comburente. Os estudantes ainda treinaram o correto manuseio de extintores.

Na parte da manhã, os estudantes receberam as boas-vidas da idealizadora do Projeto, professora Andrea de Melo Nascimento, da secretária de Educação Silvia Teixeira Pereira, e da madrinha do Projeto, a diretora pedagógica Jocélia Espíndola. No local, o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Fabrício abordou o tema da prevenção e combate ao incêndio e em seguida, os alunos assistiram palestra sobre “Direito e Cidadania” com o advogado Ivam Brocca. Participaram do evento, os estudantes das Escolas Alcino, Zona Sul, Santa Rita, Mampituba, Manoel Ferreira Porto e Manoel Oliveira Carneiro, da Vila São João.