Alunos do Marcílio e do Quartiero participam do Projeto Sine, parceria da Prefeitura e FGTAS

Alunos da Escola Estadual Fundamental José Quartiero e da Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias assistiram nesta última segunda e terça-feira, palestra do projeto Sine na Escola, A palestra trata sobre a formatação de currículos, e comportamento em entrevistas de emprego, entre outras preocupações, principalmente pelos que buscam o Primeiro Emprego. O evento é da Secretaria Municipal do Trabalho, Indústria e Comércio em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

A palestra foi ministrada pelo coordenador do Departamento de Acompanhamento da Rede de Atendimento (Dara) da FGTAS, Ademilson Arruda. Disseminar conhecimento sobre o mundo do trabalho para quem está iniciando a vida profissional é a missão do Sine na Escola. O projeto é desenvolvido com o objetivo de divulgar informações sobre as formas de inserção no mercado de trabalho, com ênfase na importância da formalidade contratual e nas formas autônomas e empreendedoras de ocupação.

O projeto leva informação a estudantes, a partir de 14 anos, através de palestras ministradas por servidores da instituição nas escolas das redes municipal, estadual e federal. Também apresenta os programas e serviços oferecidos pela Fundação como intermediação de mão de obra, encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além do Vida Centro Humanístico e do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA).

A coordenação do projeto é de responsabilidade do Dara e a supervisão do Departamento de Relações com o Mercado de Trabalho (DRMT) da FGTAS. O assessor da FGTAS, Carlos Henrique Maccarini; a coordenadora da Agência FGTAS/Sine de Torres, Dione dos Santos; e a secretária municipal de Trabalho, Indústria e Comércio, Adriani Amoretti, acompanharam a palestra. Os alunos do Quartiero assistiram a palestra na Escola e os do Marcílio, na Casa da Terra.