Secretaria Municipal de Saúde de Torres esclarece sobre suspeita de Meningite

“Conforme informado anteriormente pela Prefeitura do Passo de Torres – SC, a paciente que no dia 11/10/2019 deu entrada no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), veio a falecer em 12/10/2019 devido à complexidade do caso. O HNSN comunicou a Vigilância Epidemiológica de Torres no mesmo dia que a paciente deu entrada hospitalar, notificando os órgãos competentes do RS e SC.

Diante do ocorrido, os técnicos da Secretaria de Saúde iniciaram o protocolo do Ministério da Saúde de acordo com o Guia de Vigilância em Saúde 2019 3ª Ed., frente à suspeita de meningite. Em 18/10/2019, quando recebemos da Secretaria Estadual de Saúde a confirmação do diagnóstico de meningite bacteriana, todos os procedimentos necessários para o caso já haviam sido realizados pela equipe técnica municipal.

A secretária de Saúde, Suzana Machado, e o responsável pela Vigilância Epidemiológica de Torres, Renan Emerim Monteiro, reiteram que não existe mais nenhum caso internado ou em investigação com suspeita de Meningite, mais uma vez, solicitamos à população que não dissemine informações não oficiais por mensagens de texto ou áudio nas redes sociais e que entrem em contato com Prefeitura ou Secretaria de Saúde para informações e esclarecimentos. Por fim, reiteramos a orientação para que os pais e responsáveis mantenham a caderneta de vacinação em dia para proteger seus filhos.

A Vigilância Epidemiológica do Município está atenta a possíveis suspeitas e realizando todos os procedimentos necessários segundo as orientações do Ministério da Saúde”.