Começou a festa da cultura em Torres, foi aberta nessa quarta, a 19ª Feira do Livro

Cerca de 1.600 alunos da rede municipal e estadual participaram das atividades da 19ª Feira do Livro de Torres, no primeiro dia de programação, todos transportados pela Secretaria Municipal de Educação, fora o público que chegou de Dindinho, transporte oferecido gratuitamente pelo evento. Na abertura, o prefeito Carlos Souza destacou a produção e os talentos locais, valorizados na edição desta Feira que tem como tema “Diversidade Cultural: Valorizando as Pessoas”. A Feira vai até o dia 27.

Na abertura, acompanhado por seu violão, o patrono Rodrigo Munari, cantor, compositor e escritor fez uma apresentação, contagiando o público presente. Em suas falas, o prefeito, patrono, o anfitrião Antonio Serafim Pereira, doutor em Educação, e pós-doutor em Ciências Humanas e Sociais, e o gerente geral da Unidade Sesc Torres, Rodrigo Danni, destacaram a importância do evento para a cidade. Ainda participaram da abertura, o diretor da Ulbra, Daniel Pereira Cardoso de Brum e secretários municipais como a secretária de Educação, Sílvia Teixeira Pereira e o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Fernando Nery.

Nesta quinta-feira, o prefeito Carlos subiu no palco da 19ª Feira do Livro para falar com estudantes do ensino fundamental, da rede municipal e estadual e ainda com as crianças de várias Emeis que lotavam o plenário. Falou do valor da leitura para conhecimento geral de todos e da importância para o futuro.

QUARTA-FEIRA

Antes da abertura oficial e dentro da atividade “Músicas de Torres”, o público conferiu apresentações com Inaudi Ferrari, Battistar Rosa e Fabrício Teixeira. Desde às 8h30min dessa quarta-feira, os estudantes já estavam interagindo com talentos locais como Luis Gustavo de Oliveira (LG), Cláudio Amaral e Cristiane Gomes. Ainda na parte manhã e da tarde, os estudantes estiveram com o jornalista e historiador Nelson Adams Filho.

Na programação, o público teve “Encontro com o Autor” onde os escritores exibiam obras trabalhadas. Participaram a escritora Angélica Rizzi com “Manoelito, o Palhaço Tristonho” e “O Jardineiro Grego”;e o patrono Rodrigo Munari com “Diferenças”.

Também nessa quarta teve continuidade a Oficina com o espetáculo Mini Rock Tum Tum Pá, desta vez na Emei Gente Miúda, na Emei Joãp XXIII e nas dependências da Feira, no Parque Estadual da Guarita. O público foi ainda contemplado com o momento cultural da escola Manoel Oliveira Carneiro.

Nesta quinta-feira, pela manhã, e parte da tarde, o Mini Rock Tum Tum Pá apresentou-se com a obra “Direitos das Crianças e Manual de Brincadeiras”. Após, espetáculos como “Projeto Crescendo com a Ginástica Rítminca”, Ballet Inge e Margot, A participação do autor convidado Athos Beuren e no fim do dia bate-papo “Escolas com a história de Torres” com o Centro de Etudos Históicos de Torres e Região. Promovido por Nelson Adams Filho.