Projeto Geoparque realiza 1ª Mostra Educativa e Cultural

Estudantes e educadores dos setes municípios que fazem parte do território do Projeto Geoparque Cânions do Sul se encontraram em Torres nessa última quarta-feira, 6 de novembro, para participarem da 1ª Mostra Educativa e Cultural do Geoparque. Durante toda o dia, foram expostos 34 trabalhos envolvendo alunos de escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Técnico, dos municípios de Torres, Mampituba, Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul, em Santa Catarina. Na abertura do evento, o prefeito Carlos Souza salientou o crescimento cultural e econômico que a região terá com o Geoparque.

De acordo com o coordenador do Eixo de Educaçao do Projeto Geoparque, professor Fabiano Souza, a Mostra apresentada no Museu do Parque da Guarita foi planejada desde o ano passado para envolver os estudantes em trabalhos sobre a cultura da região, educação ambiental e geociências. “Além dos trabalhos expostos, um dos principais objetivos da Mostra também é promover a integração dos estudantes dos sete municípios, fazendo com que as pessoas do território se conheçam e que os alunos possam conhecer a realidade de outras escolas e outras cidades, afirma Fabiano.

Na abertura da Mostra, o prefeito de Torres, Carlos Souza, representando os demais prefeitos do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul ressaltou o empenho de todos os envolvidos no Projeto nesta caminhada rumo ao reconhecimento do território como um Geoparque Mundial da Unesco. O prefeito parabenizou os professores por fazerem a diferença no Projeto e lembrou também sobre as grandes oportunidades de trabalho e renda que serão geradas com o aumento do turismo na região, oportunizando um futuro melhor para todas as crianças e jovens que hoje estão engajados pelo Geoparque.