Parque Itapeva: em discussão parceria com a ONU para projetos de PPSs

Cinco Unidades de Conservação gaúchas estão na lista de locais que poderão estabelecer parceria com a ONU para projetos de PPSs. Com o objetivo central no programa RS Parcerias, o governador Eduardo Leite se reuniu, na última terça-feira, 7 de janeiro, com representantes do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) para tratar da questão. A iniciativa vai ao encontro de reivindicação já apresentada pela Prefeitura de Torres.

Braço da ONU que apoia governos e outras instituições nas áreas de infraestrutura e gestão de projetos, a UNOPS é cotada pelo Rio Grande do Sul para ajudar na estruturação de possíveis parcerias público-privadas (PPPs) de unidades de conservação (UCs) gaúchas.

As UCs são territórios com características naturais relevantes definidos e protegidos por lei pelo poder público. Atualmente, o Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do RS abrange 23 áreas. Dessas, cinco foram eleitas como prioritárias pelo Governo do Estado:
• Parque Estadual de Itapeva (em Torres)
• Parque Estadual de Itapuã (em Viamão)
• Parque Estadual do Delta do Jacuí (em Porto Alegre)
• Parque Estadual do Turvo (em Derrubadas)
• Parque Estadual do Tainhas (nos municípios de Jaquirana, São Francisco de Paula e Cambará do Sul)

“Nosso governo entende que, com a participação da iniciativa privada, esses locais vão ter melhor cuidado e preservação de suas riquezas ambientais, aliado ao potencial de desenvolvimento econômico a partir da exploração do turismo sustentável e ecológico”, destacou Leite.
A UNOPS irá avaliar as áreas elencadas pelo governo e deverá apresentar propostas. A partir disso, o Estado irá ou não estabelecer um convênio com o organismo para dar andamento aos projetos, levando em conta aspectos ambientais, econômicos e financeiros. (informação do site do Governo do Estado)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content