Professores da Rede Municipal participam de capacitação sobre o Geoparque

Dentro do propósito de sempre oferecer um ensino com qualidade na rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação, no programa de Formação Docente no início do ano letivo, possibilitou a presença de professores em curso promovido pelo Geoparque. Foram convidados os professores de Ciências, História e Geografia, um total de 16.

O curso de formação de professores tratou basicamente de Geologia com pesquisadores da CPRM- Serviço Geológico do Brasil), geóloga Andréa Sander e geólogo Michel Godoy. Além do conteúdo sobre Geologia, o curso tratou sobre a formação em geral de um Projeto Geoparque e seus trâmites junto à UNESCO.

A formação aconteceu para a parte gaúcha do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul em Cambará do Sul, na sede do Parque Nacional de Aparados da Serra, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Também participaram , três professores convidados de escolas estaduais e o biólogo torrense Jonas Brocca, parceiro das atividades ambientais da Escola Zona Sul.

O projeto é formado pelos municípios de Cambará do Sul, Mampituba e Torres (no Rio Grande do Sul), Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande (em Santa Catarina).

Entre os meses de maio e agosto de 2020, os municípios que integram o Projeto Geoparque Cânions do Sul vão receber a visita de dois avaliadores da Unesco com o objetivo de conferir o território. para reconhecimento como Geoparque Mundial da Unesco. Os documentos foram formalmente enviados em fins de novembro à sede da Unesco, em Paris, através do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).