Neste sábado, ultramaratonista vai correr 24h em Torres integrando a Campanha da menina Isis

Com o propósito de dar mais visibilidade à campanha da menina Isis Mariana C. Lebes, de seis meses, que é realizada em Torres, a ultramaratonista Síria Costa, com familiares residindo na cidade, realizará neste sábado, 21 de fevereiro, um desafio solidário, correndo 24h entre a beira-mar, próximo da Estação Verão Sesc, até o Rio Mampituba, nas imediações do Alemão Nei. Na Estação, familiares e organizadores da campanha estarão aguardando donativos. A corrida inicia às 8h na Praia Grande.

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, a Prefeitura recebeu a visita da ultramaratonista de 43 anos que já correu 217 km no gelo, na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos. Morando atualmente em Curitiba, ela uniu-se à causa da menina, por vários motivos, entre eles, por já ter morado dez anos em Torres e por familiares ainda residirem na cidade. Siria estava acompanhada de outra ultramaratonista, moradora da cidade, Andreá Hollander. O termo ultramaratona serve para identificar corridas a pé que tenham uma distância superior a 42.195 metros, que é a distância oficial da maratona.

Isis foi diagnosticada com uma doença degenerativa rara chamada Atrofia Muscular Espinhal. Com esta doença, os portadores vão perdendo parte das funções neuromusculares com o tempo. Nos Estados Unidos está em teste um tratamento. Porém, os custos para a participação nos testes são altíssimos: em torno de R$ 9 milhões só para a compra dos remédios necessários para o tratamento. Sensibilizadas pela causa, as ultramaratonistas associaram-se à campanha.