Visite a 8ª Feira Estadual da Agricultura Familiar (Sabor Gaúcho) até a próxima terça

Foi aberta nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a 8ª Feira Estadual da Agricultura Familiar (Sabor Gaúcho). Já no primeiro dia, foi grande o movimento na Feira instalada na Avenida Itapeva junto à sede da Corsan, próximo à Praça XV de Novembro. São 53 agroindústrias de diferentes municípios do Estado trazendo para Torres cerca de 200 itens provenientes da agricultura familiar. Na abertura do evento, os representantes da Prefeitura agradeceram a participação dos expositores e mostraram-se satisfeitos do município sediar a atividade que traz o campo para o litoral no período de veraneio.  A Feira vai ocorrer até terça-feira, dia 25, com os seguintes horários: de 21 a 24, das 14 às 24 horas e dia 25, das 9 às 17h.

O evento disponibiliza uma diversidade de produtos, tais como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. A Feira é promovida pela FETAG-RS, Prefeitura Municipal de Torres, EMATER e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). A solenidade de abertura oficial ocorreu às 19h, quando de uma maneira geral as autoridades presentes destacaram que as agroindústrias precisam deste espaço de comercialização e que esta é a principal alternativa para o desenvolvimento econômico e social do campo, garantindo também a sucessão familiar na propriedade.

Do total dos participantes da Feira, três integram o Programa Municipal de Agroindústria: a Orquisel Orquidário (Torres), Afarve (Rio Verde) e Mulheres em Ação, do Barro Cortado, com artesanato de palha de bananeira. A representante da Afarve, que está na Feira com pães, biscoitos e bolos, Terezinha Peres, participa desde a segunda edição do evento e comenta que todos vendem muito bem. A empreendedora Rafaela Jacobs, de Estância Velha, diz que esta é a sua quinta Feira e que o resultado é ótimo. Ele traz iogurte, queijos e sorvetes em “Sabores do Rancho, Laticínio Artesanal”.

Estavam presentes na abertura do evento, diversas autoridades ligadas ao segmento: representando o secretário estadual da área, Covatti Flho, o chefe de gabinete, Erli Teixeira; o presidente da Contag, com sede em Brasília, Alberto Broch; o presidente da Fetag, Carlos Joel; o assessor da Fetag, Jocimar Rabaioli; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores ee Torres, José Carlos de Matos; o representante regional da Emater, Ademir Santin; o secretário municipal do Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, o presidente da Câmara Municipal dos Vereadores, Fábio da Rosa; assim como os demais secretários municipais, vereadores como Zete Silveira, entre outras autoridades, servidores e público em geral.