Criado, em Torres, o Comitê Microrregional de Combate ao Coronavírus

Foi lançado na manhã desta terça-feira, 17 de março, na Secretaria Municipal de Torres, o Comitê Microrregional de Combate ao Coronavírus. O propósito é dos municípios da Comarca alinharem condutas de prevenção à COVID-19. Além dos representantes da região, como secretários de Saúde, médicos e demais servidores da área, também participaram diretores do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Conselho Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e secretários municipais. Na pauta, a dinâmica do atendimento, onde foi evidenciada a necessidade de mais leitos de UTI para a região.

A atuação das equipes de Saúde em relação à COVID-19 com o firme objetivo de evitar a propagação do coronavírus foi a discussão no início do encontro. Na reunião, o prefeito em exercício e o secretário de Saúde de Torres, apresentaram a estratégia do município para enfrentar a situação: em casos suspeitos de coronavírus, deve ser acionado o Disque-Corona (51) 3626 1532 que dará início a tática montada como intuito de evitar aglomeração nas Unidades de Saúde e no Plantão de Atendimento 24h.

Foi sinalizado pelo grupo, que cada município criará o seu Disque-Corona. Para tanto, servidores deverão ser capacitados para realizarem a coleta de secreção para análise. O servidor fará indagações a partir de um aplicativo especializado. No caso de confirmarem-se as suspeitas, um técnico irá à residência deste que ligou, evitando que o doente circule, contaminando muitos. Cada município deverá montar seu suporte básico. Na reunião foi salientado que este Comitê Microrregional é o pioneiro do Estado.

O hospital vai atender os casos confirmados. Nesta parte foi destacada a importância das medidas de prevenção com o intuito de evitar o agravamento da situação devido o pequeno número de leitos de UTI na região. Em Torres, são cinco leitos. Existe a expectativa de que mais cinco sejam liberados pelo Ministério da Saúde. Foi frisado que em situação normal, os leitos seguidamente estão lotados. Esta é a grande preocupação dos secretários de Saúde da comarca de Torres, formada pelos municípios de Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul,Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Torres.