EMEI STAN preparou para as suas crianças “Pacotinhos de Amor”: um convite para brincar

Com a chegada da pandemia da Covid-19, as aulas precisaram ser suspensas e a escola ficou sem a presença das crianças e dos professores. Desde então a equipe da EMEI STAN passou a reunir-se virtualmente e refletir sobre como poderia “ser escola sem poder estar presente”.

Buscando manter e nutrir os vínculos afetivos com a comunidade escolar, foram gravados vídeos com mensagens dos professores para as crianças e foram criados grupos das turmas na plataforma virtual. Toda semana uma proposta é publicada, com o desafio de respeitar os eixos que norteiam a educação infantil: interações e brincadeiras. Através de muito estudo e planejamento são elaboradas estratégias que respeitem o protagonismo da criança, acolhendo as famílias e dando visibilidade às experiências e aprendizagens que estão acontecendo neste momento no ambiente da casa.

Nesta última semana, o convite para os professores foi para pesquisarem o conceito de materialidade e então elaborar uma proposta compondo um kit com materiais do repertório da educação infantil de acordo com as suas respectivas turmas. Apelidados de “pacotinhos de amor” foram disponibilizados para cada criança, um kit, tomando os cuidados que a pandemia exige. As famílias foram até a EMEI STAN buscar. Toda a afetividade com o qual foram preparados ecoaram pelos lares das nossas crianças. Os retornos através de registros dos olhos brilhantes e das mãozinhas criadoras, os sorrisos radiantes e as narrativas de encantamento postados no grupos virtuais realmente nutriram o elo de amor e cumplicidade, que liga famílias e professores, principalmente nas escolas de educação infantil.

A mãe Michele do Pró Nogueira, presidente do CPM da escola declarou que “os kits foram muito importantes para manter o elo das crianças com a escola, bem como unir a família em um projeto de aprendizagem neste momento complicado.” A equipe diretiva e a coordenação pedagógica da EMEI STAN, nas palavras da gestora Márcia Denise Machado da Rosa, agradecem todo o comprometimento dos nossos professores e toda a confiança e carinho das famílias. Reafirmando que “as aulas presenciais foram suspensas, mas a Escola continua buscando maneiras de ser presente para toda a nossa comunidade. Vamos atravessar esse momento desafiador juntos e em breve poderemos nos encontrar dentro da nossa Escola.” Foto: Acervo EMEI STAN e Texto: Elaine Alegre