Após reuniões, Educação mostra-se preocupada com os alunos em meio à pandemia

A Secretaria Municipal de Educação de Torres, através da Diretoria Pedagógica do Ensino Fundamental e Setor de Tecnologia, realizou no período de 13 à 22 de julho, reuniões com os professores da rede municipal. Em pauta, a reorganização da Matriz de Referência para o Ensino Híbrido (atividades não presenciais e atividades presenciais) para o ano letivo de 2020, em decorrência da pandemia COVID-19.

Os 170 professores e membros das equipes diretivas foram organizados por Componente Curricular (Anos Finais) e Ano de atuação (Anos Iniciais), totalizando 15 grupos distintos, distribuídos nos turnos manhã e tarde para as reuniões on-line, gerando uma carga horária total de 45h de reunião. De acordo com a equipe técnica da mantenedora, foram avaliadas as atividades desenvolvidas até a presente data, o andamento dos conteúdos e o retorno dos alunos. Este, segundo os profissionais, é o ponto preocupante para todos, pois muitos alunos não estão realizando as atividades.

São enviadas atividades escolares semanalmente para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), através de grupos de WhatsApp, por meio da Plataforma-ON, do Sistema Aprende Brasil, Grupo Positivo, que traz a versão digital do Livro Didático adotado pela rede de ensino, bem como vídeo-aulas, trilhas de atividades e atividades digitais complementares.

Aos alunos que não possuem internet ou recursos tecnológicos como celular ou computador, as escolas oferecem as atividades impressas, semanalmente, bem como o Livro Didático individual e consumível, que já se encontra com os alunos. Ainda assim, muitas famílias não estão dando retorno destas atividades. Nas reuniões, também foi apresentado aos professores a Plataforma Classroom, como uma possibilidade para realização de aulas on-line, viabilizando assim encontros virtuais com seus alunos.

A Secretaria Municipal de Educação reforça a necessidade de os alunos realizarem todas as atividades não presenciais, visto que já foram aprovadas pelo MEC e CNE e são a garantia para os alunos, da continuidade do ano letivo.