Secretaria da Fazenda lança medidas para amenizar efeitos da pandemia

Na tarde desta segunda-feira, 26 de abril, o prefeito Carlos Souza apresentou importante projeto de medidas na Câmara Municipal com o intuito de recuperar a economia pós-pandemia e amenizar a vida financeira do contribuinte de Torres.

Uma das medidas do projeto elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda determina que todos os impostos referentes a 2021, com vencimento entre 01/01 e 30/06, poderão ser quitados até dia 31/07 sem juros e sem multas. A suspensão da incidência de juros e de multas para os tributos lançados em 2021, se justifica pelo entendimento de que neste primeiro semestre de 2021, a situação economicamente ainda é desafiadora para todos os segmentos.

No projeto consta a alteração do Código Tributário Municipal. Ao invés do IGP-M, a intenção agora será empregar o IPCA. Todos os tributos vencidos e não pagos sujeitam-se aos acréscimos legais de juros, multas e correção monetária. O atual Código Tributário é de dezembro de 2002 e emprega o IGP-M, da Fundação Getúlio Vargas, que em 2020 fixou o índice de inflação em 23%. O IPCA, que ficou o índice em pouco mais de 4%, é atualmente utilizado pela maioria dos entes públicos. Este novo indexador seria utilizado desde 01.01.2020.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Skip to content