Durante a Campanha do Junho Violeta, dona Ingrid é reeleita para a presidência do Conselho dos Idosos

A pessoa idosa tem o direito de ser tratada com dignidade e respeito. É dentro deste conceito que a Campanha do Junho Violeta é lembrada em Torres. Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – COMDIPI de Torres mobilizaram ações para divulgação do Junho Violeta, através de pronunciamento na Câmara de Vereadores e entrevistas em rádios locais destacando a necessidade de combater a violência contra o idoso.

Nestas divulgações, além de dados sobre a população idosa de Torres, também foram tratadas as denúncias e atendimentos das situações de violência, assim como divulgados os mecanismos de defesa. A orientação é de que em caso de necessidade, devem ser acionados a Delegacia de Torres, o Disque-Denúncia 181, Disque Direitos Humanos 100, e ainda, havendo a possibilidade de contatar qualquer Setor de Saúde e de Assistência Social, no sentido de fazer chegar a informação de violência envolvendo o idoso, para que este receba o atendimento necessário e adequado.

A intenção da campanha é mostrar para a sociedade a existência destes fatos negativos, para buscar a diminuição dos ciclos de violência, amenizando o sofrimento, principalmente, durante o processo de envelhecimento. Em 2006 a ONU, reconheceu o mês de junho como o mês da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Junho Violeta, como ficou reconhecido. Este é o período para lembrar a existência das diversas formas de violência sofrida pela população idosa.

ELEIÇÃO

Neste quarta-feira, 16 de junho, foi realizada reunião, na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para a escolha dos novos membros e diretoria do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Torres, para a próxima gestão de dois anos. O Conselho ficou assim constituído:

Diretoria: Ingrid Emmer reeleita presidente; Antonio Carlos Ayres vice-presidente; Vanessa Benedet 1ª Secretária e Maria Salete 2ª Secretária.
Os membros do Conselho conforme as representações:
Parte Governamental:
Secretaria de Cultura: Maria do Carmo Conforti e Julio Cesar Fernandes
Secretaria de Saúde: Rosilene Motter e Maria Helena Silveira
Secretaria de Assistência Social: Vanessa Benedet e Gabriela Colombo
Secretaria de Educação: Marcia Alexandre de Lima e Silvia Maria Teixeira Pereira
Parte Não Governamental:
Representantes de Sindicatos: Maria Salete Fermiano Castelan e José Bernardino Oliveira (ambos Sindicato Rural)
Representantes de usuários: Antonio Carlos Ayres e Maria Helena Luciano
Representantes de Grupos: Sandra Maria da Silva Santos (Grupo Harmonia) e Jacira Thomas da Silveira (Guarita Câmbio)
Representantes de Entidades de Atendimento: Ingrid Luciana Emmer e Maria Angela Doff Sotta Souza (ambas Pastoral da Pessoa Idosa)
Representantes de Instituições de Longa Permanência: Tamires da Rocha Lupin (Casa Santa Ana) e Janice dos Santos Gonçalves (Casa Nossa Senhora Aparecida)