Prefeitura lança a Biblioteca Digital, alternativa que leva a leitura para onde você quiser

A Prefeitura de Torres lançou recentemente uma nova alternativa gratuita para a leitura. Cerca de 150 livros em formato digital já estão à disposição para a população em geral. A iniciativa possibilita acesso por meio de qualquer dispositivo com internet, como computador, celular e tablet. O acervo pode ser acessado pelo site biblioteca.torres.rs.gov.br. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e do Esporte.

A Biblioteca Digital está disponibilizando na internet importantes obras de domínio público da literatura brasileira e portuguesa, de forma a contribuir com o desenvolvimento educacional e cultural. Desta maneira, também promove a consciência social, a cidadania e a democracia na sociedade torrense e da população em geral. A plataforma da Biblioteca foi realizada sem custos, foi elaborada na própria Prefeitura. Numa primeira etapa serão oferecidos o acesso a mil obras. Atualmente os leitores encontram lá, produção completa do Machado de Assis, por exemplo, e um série de títulos de outros escritores tradicionais como José de Alencar, Casimiro de Abreu, Aluísio Azevedo, Olavo Bila, Lima Barreto e Castro Alves.

O projeto surgiu como uma alternativa para permitir o acesso à leitura nesse momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No dia do lançamento da Biblioteca Digital, 19 de outubro, o prefeito Carlos Souza, acompanhado do secretário da Cultura e do Esporte disse que sentia uma grande felicidade ao oferecer à comunidade torrense um trabalho importantíssimo no desenvolvimento social.

O bibliotecário Eduardo Meirelles, responsável técnico pela Biblioteca Municipal localizada na Avenida José Maia Filho, 505, que funciona hoje das 13h às 18h, disse que está muito entusiasta com o funcionamento da Biblioteca Digital. Seu entusiasmo se deve ao fato da iniciativa revolucionar o acesso à educação, ser a melhor opção para modernizar a biblioteca e da leitura poder ir com o leitor para qualquer lugar.