Aberto em Torres, o 5º Congresso Estadual de Relações Sindicais e do Trabalho

Foi aberto oficialmente na noite dessa última quinta-feira, 21 de outubro, a 5ª edição do Congresso de Relações Sindicais e do Trabalho, evento anual realizado pela Fecomércio-RS, em Torres. A edição segue até sábado, 23. Na ocasião, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn disse que o setor deve ter como principal alvo, gerar prosperidade para pessoas e empresas. O prefeito Carlos Souza destacou a grande importância do empresariado em recuperar a nossa economia, após o difícil período vivido nos últimos tempos em consequência da pandemia.

Essa quinta edição do evento havia sido adiada em 2020 por conta da pandemia e agora acontece de acordo com todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades. Em sua fala, o presidente da Fecomércio-RS destacou os impactos da pandemia na economia e na saúde dos brasileiros e o atual cenário de retomada a partir do sistema vacinal. Quem precisa de emprego tem pressa e somente empresas competitivas são capazes de gerar empregos e renda, salientou.

O 1° vice-presidente da Fecomércio-RS e coordenador do evento, Joel Dadda, relembrou a origem do Congresso e seu importante papel de propiciar a troca de experiências e relacionamentos. “Além da parte técnica, estamos aqui pela convivência e pelo relacionamento. Faço o pedido da chave da cidade de Torres para esse grupo que se encontra aqui”, disse ele na abertura do evento.

O prefeito Carlos Souza apresentou dados sobre a diversidade dos negócios e o crescimento da economia do município mesmo neste cenário de pandemia. “O empresário tem sido o grande protagonista na retomada da economia no Brasil. Por isso, defendo o municipalismo. Asfalto e educação, por exemplo, vêm dos tributos pagos pelos empresários. Não temos que atrapalhar os empresários, temos é que criar facilidades”, afirmou.

Representando o governador do RS Eduardo Leite, o Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Renda Ronaldo Nogueira relembrou a modernização da Relação Trabalhista, há quatro anos, e os avanços que ela trouxe para a proteção dos direitos e a segurança jurídica. Também presente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gibraltar Vidal. No encerramento da solenidade, o Sistema Fecomércio-RS prestou uma homenagem ao seu vice-presidente Ibrahim Mahmud, um dos idealizadores do Congresso, falecido no último dia 9 de outubro. Um vídeo com registros de Mahmud, mostrou a atuação do empresário junto à entidade, como um exemplo de liderança, perseverança, representatividade e amizade.