Secretaria Municipal da Saúde encaminha solução para melhorar dinâmica na entrega de exames

Com o intuito de estreitar o relacionamento entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. No dia 12 de abril, a secretária de Saúde, Helvia Sanae Mano, junto com a responsável técnica Mirela Furlin estiveram em reunião no hospital com o Coordenador Operacional, Weslei de Freitas Brochier.

Considerando que ambas das instituições possuem o mesmo objetivo, que é primar pela qualidade de atendimento e com celeridade aos pacientes, foram abordados inicialmente a pauta pertinente ao fluxo na entrega de laudos dos exames de raio x, tomografias, ultrassonografias e demais exames contemplados, que são realizados e laudados pelo HNSN e posteriormente encaminhados pela Secretaria de Saúde aos pacientes.

A secretária de Saúde apresentou proposta de alteração quanto ao fluxo destes exames para apreciação. A proposta consiste apenas em mudar o fluxo na fase de entrega destes exames, que passaria a ser diretamente com o HNSN, justificado pelas dificuldades encontradas hoje na distribuição dos mesmos aos pacientes, pois muitos deles acabam trocando seu endereço sem atualizar a informação na Secretaria de Saúde, e em sua maioria trocando a sua Unidade Básica de referência de sua localidade, que hoje, é para onde os exames são encaminhados para entrega aos pacientes.

Desta forma, quando os pacientes trocam sua unidade sem informar à Secretaria de Saúde, eles esperam que sejam entregues em suas unidades atuais ou no posto central, mas como a SMS desconhece a atualização, encaminha os exames para sua unidade cadastrada, gerando um descontentamento dos usuários, pois aguardam seus exames que acabam “se perdendo” no processo e levando algum tempo até que sejam reencaminhados para o local correto e entregue aos usuários.

Portanto, a secretária de Saúde solicitou ao Coordenador do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, que considere a oportunidade de mudança no fluxo, visto que seria mais célere à entrega e evitaria possíveis equívocos na mesma, que o paciente fique orientado a buscar diretamente no hospital os exames efetuados no mesmo.