Defesa Civil alerta sobre ventania e chuva volumosa nos próximos dias em Torres

Embasada em informações coletadas em centros e institutos de meteorologia, a Defesa Civil de Torres emite avisos e alertas em caso de previsão de eventos climatológicos ou desastres naturais. Vale lembrar que avisos e alertas são previsões e podem ou não se confirmar. Situações de risco devem ser informadas através do telefone da Prefeitura (51) 3626 9150 ramal 207, da Defesa Civil.

Conforme informações obtidas junto ao Inmet- Instituto Nacional de Meteorologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Defesa e ao Climatempo, os primeiros dias de maio de 2022 serão preocupantes na Região Sul do Brasil por causa da formação de um ciclone extratropical. A população deve ficar atenta para problemas causados por chuva intensa e volumosa, raios e ventania. É uma situação potencial para queda de árvores, alagamentos em centros urbanos e deslizamentos de terra, interrupção de fornecimento de energia elétrica por conta dos vendavais e também para o risco de destelhamentos. Alerta de chuva muito volumosa.

Quase toda a Região Sul deverá ter pancadas de chuva nos primeiros dias de maio de 2022, que poderão ter raios e ventos fortes. Mas é a região litorânea e serrana da divisa entre o Rio Grande do Sul com Santa Catarina que deverá chamar atenção pelos grandes volumes de chuva e vento mais intenso.

O processo de formação do ciclone extratropical gera uma circulação de ventos, em vários níveis da atmosfera, que vai estimular a formação de um grande acúmulo de nuvens bastante carregadas entre o sul de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul. O volume de chuva acumulado entre os dias 3 e 5 de maio pode alcançar valores entre 200 mm e 300 mm, o que poderá significar o dobro da média de chuva para este mês em alguns locais. Poderemos ter durante a segunda-feira, 31 mm; terça-feira, 87 mm, e na quarta-feira, 57 mm.