Parceria da Prefeitura, Actor, Senai e Ulbra possibilita qualificação profissional de integrantes do Programa Frentes de Trabalho

Na tarde desta quarta-feira, 4 de maio, foi iniciada em Torres uma eficiente medida para qualificação da mão de obra dos integrantes Programa Frentes de Trabalho: Cidadania e Qualificação. Com a participação de cerca de 40 bolsistas, foi iniciado o curso de Pedreiro de Alvenaria ministrado pelo professor Gilberto José Todeschini, do Senai. A iniciativa resulta da parceria da Prefeitura, Actor, Senai e Ulbra Torres.

Recentemente foi assinado um Termo de Cooperação celebrado entre a Prefeitura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a Associação das Construtoras e Incorporadoras de Torres com o propósito de oferecer capacitação para o mercado de trabalho. Serão quatro os cursos oferecidos. Além do iniciado hoje, o grupo ainda participará de aulas sobre Armador Ferreiro, Pedreiro de Revestimento e Carpinteiro de Estruturas de Telhado.

Os cursos serão realizados na parte da tarde, terão a duração de 40 dias e serão disponibilizados em etapas a fim de contemplar a todos. A iniciativa faz parte do Programa Qualifica Torres, um dos eixos do Plano Desenvolve + Torres. As aulas ocorrerão nas dependências da Ulbra, numa sala ao lado de onde encontram-se parte dos 780 itens novos adquiridos pela Actor para realização dos cursos, entre eles, uma betoneira de 400 litros.

Nesta aula inaugural, todas as autoridades presentes destacaram que as empresas precisam de pessoas qualificadas e essa é uma grande oportunidade para quem quer melhorar na profissão e concorrer às vagas que são apresentadas. Esse encontro é fundamental e esperamos que vocês tirem o melhor desses cursos, disse o secretário Fábio da Rosa, da Assistência Social e Direitos Humanos.

Na mesma linha falou o professor Gilberto destacando que a qualificação profissional dos bolsistas tem o objetivo de promover e ampliar novos conhecimentos, novas habilidades e competências para a inserção no mercado de trabalho. Já a representante da Actor, Mari Gree, trouxe uma boa notícia. Informou que as empresas associadas da entidade têm interesse nesta qualificação e que, dependendo do desempenho no curso, alguns já poderão sair contratados.

O evento foi coordenado pela Secretaria do Trabalho, Indústria e Comércio, através da diretora do Trabalho e Qualificação Profissional, Sâmera Elias, também com a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Serviço Públicos e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Mara Andréa da Silva Rodrigues, uma das participantes do curso disse estar esperançoso com a qualificação. 48 anos, mãe de quatro filhos e moradora do bairro Guarita, comentou que faz o primeiro curso na área. Antes disto só fez aula sobre cozinha e artesanato. “Este agora deve render mais”.