Emater e Prefeitura abrem inscrições visando selecionar beneficiários para acesso a recurso via FEAPER Programa Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Rural

Os interessados em se candidatar necessitam, previamente, verificar, junto ao Escritório Municipal da EMATER, seu enquadramento nos requisitos constantes no Manual FEAPER 2022 e se possuem a documentação mínima exigida para fazer a inscrição.

Caberá ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, aprovar os que manifestaram interesse e se enquadraram nos requisitos, e selecionar os beneficiários, limitado ao valor disponibilizado para o Município. O valor total disponibilizado ao Município de Torres foi de R$ 108.736,00, dividido em cada linha de atividade: – Linha: Agricultores e pecuaristas familiares: R$ 10.000,00 – Linha: Pescadores artesanais: R$ 70.000,00. e Linha: Agroindústria: R$ 28.736,00.

Os agricultores ou suas organizações, que forem selecionados para acesso ao crédito, poderão contratar financiamento por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais – FEAPER, para aquisição de máquinas, equipamentos, insumos, construções e ampliações para apoio e desenvolvimento das atividades agropecuárias vinculadas a agricultores e pecuaristas familiares, assentados, quilombolas e suas organizações representativas (associações e/ou cooperativas), bem como agroindústrias familiares.

No caso de quilombolas e assentados da Reforma Agrária, pessoa física, deve também estar incluído no CADÚNICO e as Agroindústrias Familiares, devem ter sido cadastradas no PEAF (Programa Estadual de Agroindústria Familiar) até o dia 17 de março de 2022.

Os limites de financiamento das referidas linhas são de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para pessoa física e R$ 100.000,00 (cem mil reais) para pessoa jurídica, com bônus de adimplência de 80%. Vale lembrar que o prazo para inscrição vai até o dia 17/05/2022 até as 12h.

Para mais informações, procure o Escritório Municipal da EMATER ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca.