Defesa Civil Municipal alerta sobre Ciclone Extratropical com previsão de rajadas de ventos de 100 km/hora

A Defesa Civil Municipal alerta sobre Ciclone Extratropical que se intensifica em direção ao nosso Estado. A Prefeitura está acompanhando todos os mapas meteorológicos dos principais centros climáticos do país. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está organizada para acolher as pessoas em situação de rua. O alerta da Defesa Civil informa que o Ciclone Yaskecan chegará nesta terça-feira, 17 de maio, com ventos intensos e riscos de danos, onde rajadas podem passar de 100 km/hora em vários pontos do litoral gaúcho, podendo permanecer até o dia 18 de maio. Caso haja necessidade a Defesa Civil de Torres tem um local preparado para receber os desabrigados.

Conforme levantamento realizado, a previsão é de risco de um ciclone subtropical de trajetória incomum e rara intensidade que ganhou força e deve atingir o Rio Grande do Sul na noite e madrugada de hoje e, depois, Santa Catarina. Classificado como Tempestade Subtropical “Yakecan” pelo Centro de Hidrografia da Marinha, o fenômeno virá acompanhado de rajadas de vento que poderão ter muita força em alguns pontos e gerando ondas de até 5 metros.

Este ALERTA serve também para os navegantes, evitem de entrar no Mar, pois, teremos ocorrência de Fortes ventos, podendo na quarta entre 02h e 06h, ter ventos que variam de 45 km a 75 km/h e rajadas de vento que podem trazer danos acompanhado de chuva prevista de 21 mm.

Este Ciclone se forma próximo ao Continente como é de costume, com características de Ciclone extratropical que é gerado pelo contraste de temperatura, traz instabilidade e se configura um ciclone.

A Defesa Civil Municipal orienta que no período entre à tardinha desta terça-feira, 17 de maio, e a manhã de quarta, 18 de maio, que se evite andar nas ruas sem necessidade, que em caso de rajadas de vento mais fortes, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Permaneça em local abrigado.

Em caso de emergência ligue 193 Corpo de Bombeiros, 199 Defesa Civil do Estado ou para a Prefeitura (51) 3626 9150 ramais 211 / 207 Defesa Civil.