Projeto dos Primeiros Socorros da Secretaria de Educação participa de atividades em Três Forquilhas

Na tarde de ontem, dia 22 de junho, a equipe de Primeiros socorros: Salvando Vidas e Resgatando Almas da Secretaria da Educação de Torres, foi convidada pela Educação de Três Forquilhas, para ministrar um curso sobre a Lei Lucas nas escolas, para professores da rede municipal e estadual do município.

O Projeto que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, tem por objetivo ensinar jovens a fazerem o atendimento de urgência e emergência, até o socorro especializado chegar. A equipe trabalha com prevenção de muitos temas importantes, tais como: Lei Lucas, Lei Maria da Penha e a Lei Joana Maranhão. Enfim, a equipe foi com muito orgulho, levando consigo o trabalho feito em nossas escolas municipais, através da secretaria de Educação de Torres.

A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada dia 04 de outubro de 2018. Ela obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. O seu objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.

A criação da Lei Lucas ocorreu após um acidente envolvendo o menino Lucas Begalli, de 10 anos. Em uma excursão escolar, ele se engasgou com um alimento e, infelizmente, não sobreviveu. Nenhum dos professores que acompanhavam os alunos no passeio sabia técnicas de primeiros socorros.