Encontro formativo de professores municipais do Pré II trata sobre “desemparedamento infantil”

Nesta quinta-feira, professores das turmas de Pré II da rede municipal de educação realizaram encontro formativo com o intuito de partilhar experiências das propostas do Sistema Aprende Brasil e dos campos de experiências que fazem parte do currículo da Educação Infantil. Pré II acolhe a faixa etária de 5 anos. O encontro teve a presença da consultora pedagógica do Grupo Positivo, Vanessa Zanoncini.

No primeiro momento, foi partilhado com o grupo presente, os resultados da avaliação online realizada do material G5, do primeiro semestre, do Sistema Aprende Brasil. A avaliação teve resultado positivo. Durante a apresentação, os professores trouxeram pontos de reflexão, servindo para qualificar a prática pedagógica em relação ao uso do material.

O segundo momento contou com a presença das professoras Patrícia Peixoto e Mariana Cardoso onde partilharam práticas vivenciadas com as crianças das turmas de Pré Escolar na Emei Profª Joaquina Matilde Santos dos Santos. As professoras apresentam práticas de “desemparedamento infantil” proporcionadas a partir das propostas do material G5 do Sistema Aprende Brasil. Movimento propõe que as crianças passem mais tempo ao ar livre.

Leia mais clicando aqui.

O “desemparedamento infantil” é um termo usado para fazer referência aos caminhos do processo de ressignificação dos espaços escolares como lugares potenciais para o encontro da criança com a natureza, viabilizando aprendizagens além da sala de aula. Apresentaram também práticas voltadas ao brincar livre e alimentação saudável. Ressignificação é o método utilizado para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos, através da mudança de sua visão de mundo.

Para que a prática pedagógica do educador infantil possa obter resultados satisfatórios, acredita-se que o profissional deva estar sempre em processo formativo e que existam possibilidades de melhorar a atuação pedagógica do professor, e, ao mesmo tempo, facilitar para que este encontre sua identidade. Esses percursos qualificam o planejamento pedagógico, resultando em uma educação voltada para as crianças e com as crianças.