Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias faz 100 anos nesta sexta-feira

A Prefeitura Municipal de Torres em nome do Prefeito Carlos Souza, parabeniza neste 2 de setembro, sexta-feira, o Instituto Estadual de Educação Marcílio Dias, conhecido popularmente como Escola Marcílio Dias, pelos 100 anos de história. Considerado patrimônio cultural de Torres, o Instituto Estadual de Educação comemora o seu aniversário, conforme a data de inauguração da Escola. Atualmente, o Estabelecimento de Ensino funciona nos três turnos tendo 1.152 (mil cento e cinquenta reais) alunos matriculados. A diretora da escola é a professora Ilca Cleusa do Amaral Pinto, os vice-diretores são os professores Carla Cristiane Boita, Sadi Melo, Carlei Simas e Joelma Matos.

Para comemorar, a comunidade escolar está realizando uma série de eventos que envolvem atividades pedagógicas, esportivas e culturais. Entre as atividades que já aconteceram, convém destacar o Pedal dos Cem Anos, Concurso de Poesia sobre os Cem anos da Escola Marcílio Dias, participação em comemorações municipais em comemoração aos cem anos da Escola como o Balonismo e o aniversário do município. Na sequência, há outros eventos programados para os meses de setembro, outubro e novembro, tais como jantar dançante neste 2 de setembro, integração das comemorações com o 7 de setembro e a Semana Farroupilha, participação na Feira do Livro em outubro, enfatizando o projeto Autor na Sala de Aula (completando quarenta anos em 2022), Mostra de Trabalhos Multidisciplinar, entre outros.

Conforme a direção do Instituto Estadual de Educação Marcílio Dia, é com muito orgulho e felicidade que a família marciliense agradece a parceria e a participação da comunidade torrense em suas comemorações, bem como, a confiança depositada na instituição para colaborar na formação integral das crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados na escola.

HISTÓRICO

Com o decreto nº 2.958 março de 1922, foi criado o Grupo Escolar da Vila de Torres, inaugurado em 2 de setembro de 1922. O prédio em que funcionou a escola localizava-se na casa do padre Lamônaco, que existia na subida da Rua Joaquim Porto, mais ou menos em frente ao Farol Hotel. Em 1940, a Escola passou a se chamar Grupo Escolar Marcílio Dias. Foi inaugurado o prédio do alto do Morro do Farol, com a presença do Secretário da Educação da época, Dr. J. P. dos Santos, que deu o nome do bravo marinheiro Marcílio Dias a este Estabelecimento de Ensino. Em 27 de Dezembro de 1979, criou-se o 2º Grau e em 1980 foi autorizado pela Secretaria do Estado da Educação o funcionamento do mesmo, juntamente com os cursos de Habilitação de Auxiliar de Escritório e Técnico em Edificações.