Usuários do CAPS realizam a mostra “Vida” sobre trabalhos terapêuticos no Chalé Memorial do Surf

Usuários do CAPS- Centro de Atendimento Psicossocial realizam a mostra “Vida”, sobre trabalhos terapêuticos, no Chalé Memorial do Surf. A mostra abre nesta quarta-feira, 28 de setembro, e pode ser visitada até o dia 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. A iniciativa é do CAPS, ligado à Secretaria de Saúde e da Secretaria Municipal de Cultura e do Esporte.

Conforme a museóloga Luana Gonzalez Bassa, a mostra “Vida” contará com mais de 20 obras dispondo de itens de pintura e uma instalação artística que utiliza o espaço do Memorial como elemento fundamental. A exposição possuirá um vídeo com detalhes sobre o processo artístico.

A técnica mais empregada nos trabalhos de pintura é a do gotejamento. O método era o utilizado pelo pintor norte-americano Jackson Pollock, falecido em 1956. O artista se tornou conhecido por seu estilo único de pintura por gotejamento.

O objetivo da ação é despertar a importância da arte como terapia e recurso para tratamentos mentais. O propósito do evento é possibilitar a apreciação dos trabalhos artísticos realizados por usuários nas oficinas terapêuticas do CAPS. A obra coletiva teve como inspiração o movimento artístico expressionismo abstrato e ainda, faz uma crítica à lógica manicomial.

O CAPS é um serviço especializado em saúde mental que oferece atendimento a pacientes que tenham transtornos mentais, sofrimento psíquico intenso e crônico de qualquer faixa etária, e usuários de álcool e outras drogas. O atendimento é realizado por equipe multiprofissional, com atendimentos individuais, em grupos e oficinas.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo