Prefeitura esclarece sobre o serviço de saúde prestado pelo Pronto Atendimento 24h

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o pronto atendimento municipal destina-se ao atendimento de saúde de média complexidade, estabelecendo um atendimento intermediário entre as Unidades Básicas de Saúde/ Estratégias de Saúde da Família e a Rede Hospitalar. O funcionamento do Pronto Atendimento Municipal de Torres é realizado 24 horas do dia, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados. Oferece atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, prestando o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica ou de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, definindo, em todos os casos, a necessidade ou não, de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.

Salienta-se que nosso serviço também é referência para um agrupamento de municípios conveniados dentre os quais estão incluídos: Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Dom Pedro de Alcântara. A população destes municípios é atendida no PA 24h.

Para garantir um equilíbrio e a priorização de casos mais graves, o serviço utiliza-se de acolhimento com classificação de risco, que é essencial para estabelecer uma hierarquia conforme a gravidade, determinar a prioridade para o atendimento de acordo com o risco de vida. Esse processo é realizado por enfermeiros, treinados e especializados para avaliar a situação do paciente definindo a prioridade de atendimento conforme protocolo clínico institucional, com base nas orientações do Ministério da Saúde, identificado por cores:

Azul: NÃO URGENTE, atendimento preferencialmente em unidades básicas de saúde ou após os demais pacientes, menor prioridade, não há previsão de tempo médio de espera.
Verde: POUCO URGENTE, atendimento conforme demanda, após pacientes de maior prioridade, previsão de tempo médio de espera 120 minutos.
Amarelo: URGENTE, atendimento rápido, em até 60 minutos.
Laranja: URGENTE, atendimento breve, em até 15 minutos.
Vermelho: EMERGÊNCIA, atendimento imediato, maior prioridade.

Salientamos que o tempo de espera pode variar conforme a quantidade de pacientes atendidos, o número de pacientes que estão em observação, aguardando exames ou aguardando leito de internação e intercorrências com pacientes mais graves. O tempo entre as consultas também é variável, pois alguns casos demandam mais tempo na consulta médica e outros podem ser resolvidos com mais brevidade, mas em todos os casos o médico dedica o tempo necessário para atender ao paciente. Em caso de piora do quadro durante a espera, sempre comunicar ao enfermeiro do acolhimento para ser reavaliado.

A Prefeitura solicita a compreensão e a colaboração da população para um bom funcionamento do serviço. Assim os funcionários do pronto atendimento podem seguir mantendo a presteza do atendimento com educação e eficiência.

O ATENDIMENTO É FEITO POR ORDEM DE GRAVIDADE E NÃO POR ORDEM DE CHEGADA OU PRIORIZADO POR IDADE.