Em 2023, Projeto Crescendo com a Ginástica Rítmica Escolar será aprimorado

O Projeto “Crescendo com a Ginástica Rítmica Escolar”, da rede municipal de ensino, deverá ser qualificado ao longo de 2023. A afirmação é do secretário de Educação, Alexandre Porcatt, acompanhando a bonita apresentação dos integrantes do Projeto em diversos eventos como ocorreu recentemente na inauguração da revitalização da Praça XV. A importância do conhecimento na natureza do corpo humano aliado com a prática da atividade física, esportiva, através da ginástica rítmica, é uma das propostas de atividade extra classe educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Atualmente o Projeto conta com alunos de três EMFs, Zona Sul, Alcino Pedro Rodrigues e Mampituba. As aulas acontecem no ginásio da EMF Zona Sul. A apresentação dos meninose meninas para o público presente no dia da inauguração da revitalização da Praça XV, dia 18 de novembro, recebeu elogios do prefeito Carlos Souza, da primeira-dama Susi Rosa Souza, e do secretário, além do público em geral. Conforme Porcatt, o projeto vem ao encontro do lema Eusou+Educação, com foco no protagonismo do educando através de atividades educativas esportivas e culturais.

O Projeto Crescendo com a Ginástica Rítmica Escolar teve início em 2014 atendendo somente a EMF Zona Sul. Em 2015, o Projeto alcançou mais autonomia. Passou a acontecer fora do Programa Mais Educação, treinando para competições, participando de evento fora do município. Em 2016, começou a abranger a EMF Alcino Pedro Rodrigues. Foram muitas apresentações pela cidade. Em 2018, mais duas escolas integraram o Projeto, a EMF Manoel Oliveira Carneiro e a EMF Manoel Ferreira Porto.

Tudo ia bem, disse a coordenadora do Projeto, professora Luciana Abel de Quadros, graduada em Educação Física e pós-graduada em Práticas Interdisciplinares da Educação Infantil e Anos Iniciais. Com a pandemia da Covid-19, o Projeto foi prejudicado. Não teve encontros em 2020, retornando apenas em outubro de 2021 com apenas 20 crianças do Zona Sul. Agora. já reúne três Escolas e para 2023,a Secretaria Municipal de Educação e a coordenadora Luciana sinalizam que o Projeto será ampliado.