Projeto Trilhas do Parque da Guarita completa um ano de história e é um produto turístico de sucesso Internacional

Perto de completar seu primeiro ano, o Projeto Trilhas do Parque da Guarita, elaborado e executado pela Secretaria Municipal de Turismo de Torres, já é um projeto de sucesso, com excelente adesão de turistas locais, nacionais e internacionais, tendo sido objeto de divulgação na mídia estadual. As trilhas são caminhadas interpretativas orientadas, gratuitas e com a participação de um guia do parque (oceanólogo e/ou um biólogo e/ou um turismólogo), com foco na educação patrimonial, de modo que cada participante seja um conhecedor, divulgador e colaborador na valorização das riquezas patrimoniais do território, de modo a proporcionar aos visitantes a experiência de conhecer a beleza, o ambiente, a cultura e a história do município de Torres em geral, e ainda dos geossítios do território Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, em especial do geossítio Parque da Guarita.

O projeto possui duas vertentes, uma voltada para o público geral, com quatro opções de trilhas, identificadas por cores (azul, verde, laranja e vermelha) e outra voltada para as instituições de ensino, com cinco opções (infantil, fundamental, básica, intermediária e avançada) indo desde a creche até a pós-graduação. As trilhas contam ainda com 18 painéis já instalados e mais 2 a serem instalados, que permitem que o visitante possa realizar uma trilha autoguiada. Cada painel aborda um conteúdo diferente (Biologia; Geologia; Território; História/Cultura; Unidades de Conservação e é claro muitas informações sobre Torres, em especial do Parque da Guarita). Em cada painel há um QR code, o qual remete a um site (guarita.torres.rs.gov.br) com mais informações sobre o projeto. Em 2023 pretende-se ampliar o conteúdo do site.

O projeto teve início em 26/01/2022 e a partir de 28/06/2022 passou a contar com uma Central Técnica dentro do Parque, onde além do agendamento para trilhas, o visitante tem a possibilidade de conhecer uma exposição de materiais sobre a biodiversidade regional, em especial as formas marinhas e/ou costeiras. Até o momento já foram atendidas mais de 1.500 pessoas que já fizeram as trilhas guiadas, sendo mais de 900 do público em geral e mais de 600 das instituições de ensino, além de inúmeros atendimentos de orientação aos turistas junto a Central Técnica e a apresentação das coleções marinhas em exposição no local.

O público em geral abrange representantes de 18 países sendo: 6 da América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Venezuela e Colômbia); 2 da América do Norte (Canadá e Estados Unidos); 3 da Europa (Portugal, Itália e França); 3 da África (Angola, Senegal e Namíbia); 1 da Ásia (Índia), 1 da Oceania (Austrália); 10 estados brasileiros e 95 municípios sendo: Rio Grande do Sul com 56 municípios: Alegrete; Ametista do Sul; Cachoeirinha; Camaquã; Canela; Canoas; Capão da Canoa; Caxias do Sul; Charqueadas; Constantina; Cruz Alta; Dois Irmãos; Dom Pedro de Alcântara ; Encruzilhada do Sul; Erechim; Esteio; Frederico Westphalen; Garibaldi; Gramado; Gravataí; Igrejinha; Ijuí; Imbé; Lajeado; Mampituba; Morrinhos do Sul; Morro Reuter; Novo Hamburgo; Osório; Parobé; Passo Fundo; Pelotas; Porto Alegre; Rio Grande; Santa Cruz do Sul; Santa Maria; Santa Vitória do Palmar; Santana do Livramento; Santiago do Sul; Santo Angelo; Santo Antônio da Patrulha; São Francisco de Paula; São Gabriel; São Leopoldo; São Lourenço do Sul; São Marcos; Sapiranga; Sapucaia do Sul; Taquara; Teutônia; Torres; Tramandaí; Três Coroas; Uruguaiana; Venâncio Aires; e Viamão. Santa Catarina com 17 municípios: Araranguá; Arroio do Silva; Balneário Camboriú; Canoinhas; Chapecó; Criciúma; Florianópolis; Garopaba; Içara; Itapema; Joinville; Laguna; Mafra; Passo de Torres; Praia Grande; Timbé do Sul; e Tubarão; Paraná com 5 municípios: Curitiba; Londrina; Maringá; Paranaguá e Ubiratã. São Paulo com 10 municípios: Atibaia; Embaú das Artes; Guarulhos; Itupeva; Jacarí; Santo André; Santos; São Paulo; São Vicente; e Ubatuba. Minas Gerais com 2 municípios: Belo Horizonte e Poço de Caldas. Pará com 1 município: Belém. Goiás com 1 município: Goiânia. Ceará com 1 município: Fortaleza; Sergipe com 1 município: Aracaju; Paraíba com 1 município: João Pessoa.

Além do público geral, o projeto também vem atendendo diversas instituições de ensino de diferentes níveis e lugares, e ainda associações, que utilizam as trilhas como forma de complementação didática e aprendizado sobre o território. Até o momento já foram atendidas: 12 Instituições de Ensino de diferentes níveis, abrangendo 03 estados (RS; SC e PR) e 17 Municípios e ainda outras 05 instituições, incluindo uma TV comunitária:
No Rio Grande do Sul, exceto Torres: Colégio Vicentino Santa Cecília (Porto Alegre); Escola La Salle (São Leopoldo); Escola Marista Graças (Viamão); Escola Romano Santa Helena (Cachoeirinha); Escola São Pedro ULBRA (Santa Cruz do Sul); Escola Técnica de Educação Ambiental Monteiro Lobato (Taquara); EEB Sagrada Família (Morrinhos do Sul); EEEF Dom José Baréa (Três Cachoeiras); e EMEF Machado de Assis (São Lourenço do Sul);
Em Torres/RS: EEEB Gov. Jorge Lacerda; EEEF Justino Alberto Tietboehl; EEEF Nossa Senhora da Glória (Pirataba); EMF Almirante Tamandaré; EMF Mampituba; e EMF Zona Sul; Em Santa Catarina: EEB Gov. Ildo Meneghetti (Passo de Torres); EEB Profª Salete Scott dos Santos – (Içara); IFSC–Instituto Federal de Santa Catarina (Araranguá) e IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina (Criciúma); Universidades: UEM-Universidade Estadual de Maringá/PR; UFSC–Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis/SC); UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina (Araranguá/SC); UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Santa Maria/RS); e UFRGS–Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/RS). Outras Instituições: SENAC Torres/RS; SESC Porto Alegre/RS; APGC – Associação Praia Grandense de Condutores; Centro Cultural Ecos de Angola – Torres (Mar Cultural – Conexão Torres Brasil África) e TV Comunitária de Caxias do Sul/RS.

A Central Técnica tornou-se uma referência para os visitantes da Guarita, onde eles podem se inscrever para as trilhas ou receber orientações sobre a região, em especial ligadas ao turismo. Estima-se que a CT já recebeu cerca de 2000 visitantes. Além disso, na Central o turista tem a oportunidade de conhecer uma pequena exposição de materiais biológicos e geológicos, com mais de 200 amostras, incluindo esqueletos, conchas, e amostras geológicas, e ainda materiais gráficos sobre o território e sua biodiversidade. A exposição recebe diariamente diversos visitantes que ficam admirados com a riqueza ambiental da região.

Confira a Linha do Tempo do Projeto Trilhas do Parque abaixo:
26 janeiro – Apresentação do projeto Trilhas do Parque para a comunidade e início das atividades.
04 fevereiro – Apresentação das Trilhas e participação do Jornal Bom Dia Rio Grande – RBSTV.
08 março – Apresentação das Trilhas para os colaboradores do Turismo Rural – Raízes de Torres.
28 março – Apresentação das Trilhas para a Secretaria Municipal de Educação (Torres) e atendimento das Escolas do Município.
14 abril – lançamento da Cartilha de Educação Ambiental – FAUNA.
14 a 24 abril – participação/divulgação no 32° Festival Internacional de Balonismo.
23 abril – Trilha com o Comitê Científico do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
21 maio – participação/divulgação no 2° Guarita Eco Festival.
Maio – Lançamento do Projeto Escola no Parque da Guarita – Educação para a Sustentabilidade
05 junho – participação/divulgação no evento do Dia Mundial do Meio Ambiente- Prainha
18 junho – realização do MUTECO: Mutirão Ecológico – GEMIL 159° – Grupo Escoteiro do Mar Ilha dos Lobos
28 junho – instalação da Central Técnica Parque da Guarita
30 junho – publicação no Jornal do Mar: Turismo em pauta (Turismólogo Francisco Reis)
06 agosto – FANTUR Secretaria do Turismo / Secretários Municipais do Meio Ambiente do RS
20 a 22 agosto – participação/divulgação do projeto na TV Comunitária Caxias do Sul
19 setembro – participação no Dia Mundial de Limpeza / World Cleanup Day
01 outubro – divulgação do Dia Mundial da Toninha
23 outubro – Conexão Torres Brasil África – Participação Mestre Góes Afro Baiano / Grupo de Capoeira Ecos de Angola
07 novembro – instalação de 18 painéis informativos nas trilhas.

Os próximos passos do projeto são instalação de 2 novos painéis e ampliação do conteúdo do site, conforme cada painel.

Leia também:

Acesso Rápido

Turismo

SERVIÇOS

Gabinete e Procuradoria

Secretarias

Setores

Cidadão

Empresa

Servidor

Guias e Formulários

Previdência Social - RPPS

Transparência

Imprensa e Identidade visual

Newsletter

Obrigado por se inscrever em nossa newsletter.

Por favor, verifique seu email e clique na mensagem de confirmação para começar a receber o conteúdo.

Pular para o conteúdo