10ª edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho foi realizada em Torres

Torres recebeu entre os dias 16 e 21 de fevereiro mais uma edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho. A 10ª edição foi no período de Carnaval, como tradicionalmente vem ocorrendo. São 57 agroindústrias de diferentes municípios do Estado, trazendo para Torres cerca de 200 itens provenientes da agricultura familiar. Na abertura do evento, o prefeito Carlos Souza agradeceu a participação dos expositores, mostrando-se muito satisfeito em mais um ano ser anfitrião com essa importante feira que movimenta a economia local e traz a Torres muitos turistas.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, destaca que foram comercializados cerca de meio milhão de reais em mercadorias durante os seis dias de feira. E que além disso, o evento representa para o turismo uma movimentação intensa do setor, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo local.

Para o Secretário Estadual Ronaldo Santini, a feira é de suma importância para o desenvolvimento rural do RS e espera que em 2024 possamos estar todos novamente reunidos em Torres.

O evento disponibilizou uma diversidade de produtos, tais como queijos, salames, geleias, biscoitos, doces, sucos naturais, bolos, cucas, pães, vinhos, erva-mate, cuias, cachaça, mel, flores, plantas e artesanato. A Feira é promovida pela FETAG-RS, Prefeitura Municipal de Torres, EMATER, Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, com o apoio do Sicredi.

A solenidade de abertura oficial ocorreu dia 17 de fevereiro às 17h, quando de uma maneira geral as autoridades presentes destacaram que as agroindústrias precisam deste espaço de comercialização e que esta é a principal alternativa para o desenvolvimento econômico e social do campo, garantindo também a sucessão familiar na propriedade. Foram seis dias para saborear a produção desta Feira, popularmente conhecida como “Sabor Gaúcho”.

Do total dos expositores da feira, três empreendimentos rurais são de Torres e que fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar – PEAF: a Orquisel, Orquidário de Torres, artesanato de fibras de palha de bananeira com a Associação das Mulheres em Ação, da comunidade do Barro Cortado e Renascer Viveiro e Mudas, com plantas suculentas e rosa do deserto.

A abertura da Feira foi muito prestigiada. Estavam presentes diversas autoridades como o prefeito Carlos Souza, acompanhado da primeira-dama Susi Souza; vice-prefeito Fabio Amoretti; o chefe de gabinete Douglas Martins Rocha; do Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Ronaldo Santini; da Diretora de Departamento da Agroindústria Familiar da SDR, Fabiana Durgant; do Gerente Técnico Regional da Emater Elias Kuck; do vice-presidente da Fetag – RS, Eugênio Zanetti; do Coordenador de Feiras da Fetag, Jocimar Rabaioli; do Gerente de Mkt do Sicred, João Rocha; da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara, Diana Hann Justo; o secretário municipal do Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca; representando a Câmara de Vereadores de Torres, o vice-presidente vereador Igor Beretta; assim como os demais secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades e público em geral.