CRM discute ações de prevenção, orientação e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher

Na manhã da última quarta-feira, 15 de março, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental Justino Alberto Tietboehl, estiveram em reunião a Diretora do Centro de Referência da Mulher e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Helvia Sanae Mano, Conselheira do COMDIM Joelci de Souza Alianiello, a Diretora Shirlene da Luz Piloni e a orientadora Cinara Thon Langbehn para discutirem ações de prevenção, orientação e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

No desenvolvimento do serviço de atendimento a mulheres em situação de violência doméstica, percebe-se a necessidade de relações intersetoriais/trabalho em rede, ou seja, a importância de se manter diálogo com outros setores e instituições, principalmente com a educação, visto que este é, depois do espaço familiar, o local onde as crianças/jovens mais se relacionam.

A importância do engajamento das escolas para a discussão é uma das formas de prevenção e combate a este mal, pois a violência não afeta somente a mulher, mas também todo o círculo familiar dessa em situação de violência. A proposta do CRM e do COMDIM além de criar multiplicadores, é orientar sobre a rede de proteção que existe para amparar as mulheres munindo-os de informações para formar futuros cidadãos mais conscientes e menos violentos.

“A educação é fundamental no processo para que os estudantes possam compreender essa problemática e contribuir para que possam atuar na promoção de vidas livres da violência”, cita o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fábio da Rosa. O trabalho de prevenção tornou prioridade para o Prefeito Carlos Souza, pois combater o problema no início diminuirá a incidência de situações extremas.